Gestão Estratégica

Norteado pela terceira fase do Choque de Gestão, denominado Estado em Rede, cujo princípio é a gestão para a cidadania, o IPSEMG elaborou seu Planejamento Estratégico para o período 2011-2014.  Foram estabelecidos metas e indicadores com o objetivo de consolidar o papel do Instituto como gestor da atenção à saúde e dos riscos decorrentes de morte e de outros eventos previdenciários e monitorar os resultados alcançados.

Em 2012 o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais completa 100 anos. Na perspectiva de começar um novo ciclo de existência, sólida e moderna, a Instituição mergulhou em um profundo processo de diagnóstico e planejamento, visando implementar uma gestão sustentável e a melhoria da qualidade dos serviços prestados aos beneficiários e segurados.

Responsável pela atenção à saúde e dos riscos sociais decorrentes de morte e demais eventos previdenciários, a Instituição faz a gestão de benefícios previdenciários a mais de 450 mil segurados e presta atendimento a mais de 860 mil beneficiários da Assistência à Saúde, por meio de uma rede própria e uma rede credenciada, na capital e no interior de Minas.

Após duas gerações de evolução da gestão – a primeira focada na eficiência e equilíbrio fiscal – e a segunda, na eficácia com produção de resultados para a sociedade, o Governo de Minas, em nova etapa, tem o foco na gestão para a cidadania intitulado Estado em Rede. Alinhada com esses princípios, a presidência, em conjunto com diretores, gerentes, chefes de departamentos, assessores e técnicos, com base no diagnóstico realizado nos diversos cenários, analisando as ameaças e fraquezas e considerando os pontos de vista interno e externo à Instituição construiu o Planejamento Estratégico do IPSEMG para o período de 2011 a 2014.

Por meio do artigo 21 do Decreto 45.695/11, a Assessoria de Gestão Estratégica e Custos foi instituída e teve como finalidade a coordenação e elaboração do Planejamento Estratégico garantindo a eficiência em sua implementação. Com metas e indicadores bem definidos e um processo contínuo de monitoramento do alcance de recursos mensuráveis realizado pela Coordenação de Gestão Estratégica, o IPSEMG se prepara para consolidar o seu papel e viver mais um centenário, com equilíbrio financeiro e com uma oferta maior e de qualidade em serviços prestados.

O caminho para o cumprimento da missão de “assegurar e prestar serviços integrados de atenção à saúde e de concessão e manutenção dos benefícios previdenciários de forma regionalizada, com qualidade e sustentabilidade”, não é fácil, mas é possível. Por isso, a proposta desta direção é que o IPSEMG tenha uma gestão transparente e participativa, com planejamento, direção, objetivos claros e bem definidos, com indicadores e metas mensuráveis e acompanhamento constante para garantir os resultados esperados.

MAPAS ESTRATÉGICOS
CORPORATIVO