O IPSEMG oferece aos seus beneficiários, residentes na capital e no interior do estado, a realização do exame de emissões evocadas otoacústicas, popularmente conhecido como teste da orelhinha ou do ouvidinho, independente da maternidade em que a criança tenha nascido.
O teste de triagem neonatal deve ser feito entre o 5º e o 15º dia de vida, por médico otorrinolaringologista ou fonoaudiólogo. O procedimento é rápido, com duração média de 5 a 10 minutos, simples, indolor e realizado em sono natural da criança. Enquanto o bebê dorme, é colocado em sua orelhinha um fone de ouvido acoplado a uma sonda e conectado a um equipamento que registra as reações das células sensoriais auditivas, diante do som suave que é emitido pelo aparelho.
Caso seja detectada alguma falha auditiva, outros exames complementares de diagnóstico serão realizados e o tratamento/acompanhamento, se for o caso, iniciado, pois a audição é fundamental para o desenvolvimento da fala, da linguagem e da aprendizagem.
O teste da orelhinha deve ser agendado diretamente numa clínica especializada em otorrinolaringologia ou fonoaudiologia, credenciada pelo IPSEMG – endereços disponíveis no catálogo de credenciados. Na data do exame, é necessário apresentar pedido médico, Cartão de Identificação do beneficiário e Certidão de Nascimento da criança.
30/11
23 de outubro
24 de outubro