Novo aparelho otimiza exame de glicemia capilar

 

Pensando na qualidade dos exames periódicos de glicemia capilar e no acompanhamento preciso da evolução médica dos pacientes diabéticos, o Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP) e o Centro de Especialidades Médica (CEM), em Belo Horizonte, passarão a contar novos glicosímetros, a partir da próxima semana.


O aparelho permite a identificação segura de cada paciente, data, horário e funcionário, além dos valores da taxa glicêmica recolhidos nas tiras, por meio de código de barras. “O procedimento ganha mais segurança uma vez que todas as partes envolvidas na realização do exame são identificadas uma a uma,” garante a coordenadora médica do laboratório do HGIP, Ana Marina Faria. Para o uso da nova ferramenta é necessário, também, a realização do teste diário de qualidade do equipamento para uso dos pacientes.


Para início dos trabalhos com os 66 novos equipamentos foi realizada, nesta segunda-feira (18/03), uma capacitação dos coordenadores das equipes de enfermagem. Na oportunidade, os profissionais conheceram sobre os benefícios e as ferramentas disponíveis nos glicosímetros, e como manuseá-los. “Além de segurança, o procedimento vai ter mais agilidade”, conta a enfermeira do CTI pediátrico do HGIP, Clara Rondas, que participou do treinamento.


O equipamento possui outras características peculiares quando comparado com o antigo. A começar pelo tamanho, além de ser maior, ele possui uma base ligada ao computador que alimenta o banco de dados em rede, possibilitando o acesso aos resultados em qualquer outra máquina do HGIP e CEM, e futuramente, o compartilhamento dessas informações com o Sistema de Gestão Hospitalar.


Durante esta semana serão realizadas outras capacitações com equipes técnicas assistenciais do Hospital e do Centro de Especialidades, o objetivo é que todos os profissionais envolvidos no procedimento tenham conhecimento quanto o uso dos glicosímetros. A nova ferramenta está diretamente ligada ao atendimento das normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e certificações Organização Nacional de Acreditação (ONA).

 

Rede Assistencial

O Instituto de Previdência dos Servidores de Minas Gerais (IPSEMG) possui o 2º maior plano de saúde do estado em carteira de beneficiários que totalizam 868.897 servidores e seus familiares. Atualmente, a Rede Assistencial possui 4.894 prestadores de serviços médicos e odontológicos, sendo 2.542 médicos em várias especialidades, 704 clínicas, 196 hospitais ou fundações, 548 laboratórios e 904 odontólogos para o atendimento em todas as regiões de Minas Gerais.
 

ACS - IPSEMG

Publicado em 18/03/2014 16:05

IPSEMG IPSEMG - Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Rodovia Papa João Paulo II, nº4001 - bairro Serra Verde - 3º e 4º andares do prédio Gerais
Belo Horizonte/MG - CEP: 31630-901
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades, Política de privacidade  Telefones de contato