Inauguração das obras do Hospital Governador Israel Pinheiro

O governador Antonio Augusto Anastasia e a presidente do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (IPSEMG), Jomara Alves da Silva, entregaram, nessa quinta-feira (27/03), as obras de reforma da ala C e bloco D do Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP), em Belo Horizonte. O Governo de Minas investiu R$ 47 milhões na obra e R$ 5,5 milhões na compra de equipamentos. “São obras importantes para história do IPSEMG. Os investimentos realizados dão mais suporte para os profissionais e assim temos condições melhores para o atendimento aos beneficiários,” destacou a presidente Jomara Alves.

Acompanhado do vice-governador Alberto Pinto Coelho, do corpo diretivo do IPSEMG e do diretor-geral do Departamento de Obras Públicas (Deop), Fernando Iannotti, o governador visitou a ala C, onde estão instaladas unidades de Internação adulta e pediátrica, Centro de Tratamento Neonatal e Pediátrico, Bloco Cirúrgico, Hemodiálise, Central de Material Esterilizado, além de áreas administrativas e de apoio. Anastasia qualificou a obra como expressiva por seu valor, ressaltando a importância da modernização para continuidade do trabalho realizado em prol dos servidores. “O HGIP passou por uma transformação completa do que havia e do que ficou.” disse.

Durante o percurso que contemplou os andares 6º, 7º e 8º, as autoridades presenciaram a emissão da primeira Certidão de Nascimento na maternidade do HGIP, inaugurando a Unidade Interligada de Registro Civil de Nascimento, que é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), em parceria com os cartórios de registro civil.

A reforma contemplou também o bloco D, onde funcionam os serviços de radiologia e diagnóstico por imagem. O espaço teve as oito salas reformadas para a realização dos exames e agora conta com um equipamento de ressonância magnética e dois de tomografia de altíssima tecnologia, além de nove aparelhos de raios-x.

“Os investimentos são viabilizados devido ao equilíbrio financeiro alcançado em 2013. Com isso, temos independência para melhoria na assistência à saúde, com infraestrutura e equipamentos modernos. Temos uma autarquia que paga suas contas com suas próprias receitas. Em 2014, a projeção é continuarmos nesse caminho,” apontou a presidente. Com essa inauguração, o hospital passa a ter 344 leitos de internação. A obra foi realizada sob a fiscalização do Deop.

Cerimônia

Após descerrar a placa de inauguração da ala C, o governador Antonio Anastasia deu ordem de início da reforma da ala B, na qual o Estado irá investir R$ 11,6 milhões. O local conta com unidades de internação, centro obstétrico, agência transfusional, hospital-dia cirúrgico, áreas administrativas e de apoio, além do anexo D que abriga os serviços de psiquiatria e endoscopia. Na ocasião, duas pacientes da pediatria o homenagearam com desenhos feitos por elas. As crianças, acompanhadas pela avó de uma delas, agradeceram pelo atendimento, o que causou emoção nos participantes.

Gestão

Em seu discurso, Jomara Alves agradeceu o empenho de toda a equipe envolvida no trabalho e exaltou duas ocasiões marcantes da atual gestão. “Faço parte de mais um momento histórico, primeiro foi a comemoração do centenário do IPSEMG (2012) e agora a inauguração desta obra”. Ela lembrou que os processos de trabalho do HGIP foram revisados com o objetivo de atender às normas técnicas, relacionadas à segurança dos pacientes e vigilância sanitária, para a certificação de qualidade. “Está mais prazeroso trabalhar no IPSEMG,” disse.

O governador Anastasia elogiou a atual administração do Instituto e o estilo de liderança da presidente que ele caracterizou como firme, arrojado e empreendedor. Sendo servidor de carreira, ele próprio lembrou que é beneficiário do IPSEMG.

A Assistência à Saúde do IPSEMG está entre as maiores do ramo no país. Em número de beneficiários (868.897), se comparado aos planos de saúde do mercado, pode ser a segunda maior operadora de planos de saúde de Minas Gerais e maior autogestão de planos de saúde do estado.

Veja as fotos do evento

Publicado em 27/03/2014 15:33