Equipe de Humanização do HGIP realiza Simpósio

“Desafios e estratégias da efetivação do direito à saúde: construindo o processo de implicações do sujeito” foi o tema do Simpósio Humanização que se iniciou nesta segunda-feira (14) e acontecerá até dia 16, no Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP), em Belo Horizonte. O evento destinado a estudantes e profissionais da assistência à saúde tem como objetivo debater impressões sobre os conceitos da humanização e promover a troca de experiências entre os participantes.

Promovido pela equipe de Humanização do Hospital, o Simpósio contempla palestras sobre legislação, políticas públicas, ações e atividades que mostram como a humanização pode ser feita no dia a dia de trabalho. Para a gerente assistencial do HGIP, Ana Paula Renault Silva, eventos como esses provocam nos profissionais “o despertar da pessoa para uma nova forma de trabalho dentro da assistência à saúde, e o conhecimento de como estão inseridas nos processos realizados diariamente devido à função que exercem,” disse.

Mestre em enfermagem, a coordenadora do Grupo de Humanização, Jaqueline Marques Lara Barata, abriu os trabalhos com a palestra falando do trato com os pacientes e visitantes assistidos e como é importante o profissional estar preparado e bem condicionado para que o trabalho seja humanizado. “A humanização só terá assegurado seu lugar na relação do profissional com o paciente quando se mostrar indispensável para os bons resultados que o profissional deseja,” esclareceu.

Para a técnica de enfermagem, Maria das Dores Fonseca, o desafio está presente em conciliar o aprendizado com a prática na rotina agitada do dia.

Ao final do Simpósio os participantes assistiram ao coral do Instituto de Educação de Minas Gerais (IEMG) que interpretou canções natalinas e populares. Nesta terça-feira (15), a palestrante convidada será a jornalista e mestre em comunicação, Leila Ferreira abordando o tema “A arte de ser leve”. Para o encerramento, os assuntos abordados serão “Processos de trabalho humanizado: os dilemas e as possibilidades do trabalho em saúde” e “As práticas humanizadoras do HGIP como estratégia para a qualidade da assistência e do trabalho”.

O Simpósio está aberto para todos os profissionais e estudantes da assistência à saúde. As palestras são realizadas no auditório do Centro de Estudos do Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP), Alameda Ezequiel dias, 225, Centro – BH/MG.

Publicado em 14/04/2014 18:37