Processos gerencias e politicas humanizadoras fecham o Simpósio de Humanização 2014

Encerrou-se na quarta-feira (16), o Simpósio de Humanização no Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP). Durante três dias, profissionais e acadêmicos da área de saúde se reuniram para refletirem e debaterem sobre o tema “Desafios e estratégias da efetivação do direito à saúde: construindo o processo de implicações do sujeito”. A doutora em enfermagem e palestrante Valéria Medeiros, abordou os assuntos: como buscar um melhor modelo gerencial de trabalho para com o cuidado com o outro, zelar pelas práticas humanizadoras e perceber que trabalhar é um ato muito prazeroso.

A palestrante falou da importância de se fazer um excelente trabalho em equipe, e manter um clima favorável no ambiente em prol de melhores resultados. Ela ressaltou, que ao cuidar de pacientes, o profissional deve dar total atenção a ele, e assim adotar uma postura mais humana e menos protocolizada. Ao encerrar a palestra, Valéria Medeiros mostrou um vídeo sobre motivação, disciplina e determinação, “temos ferramentas, e também temos potencial humano. É necessário mesclar os dois e fazer o melhor possível, por aquele ser que se encontra fragilizado”, destacou.

A tecladista e cantora, Talita Couto Vieira, interpretou músicas de sucesso como “Let it be” da banda The Beatles.
“O evento promoveu uma reflexão sobre as relações interpessoais,” contou a acadêmica de enfermagem Fernanda de Oliveira Auais, participante do evento. Para a estudante de enfermagem Nathália Agatha de Andrade Piolersoli, “o simpósio deu uma visibilidade de como a humanização é necessária para promover a interação entre os profissionais do hospital e, principalmente, no processo do cuidado”, declarou.

A enfermeira Claudette Oliveira Alexandrino que já fez parte da equipe de humanização do HGIP explanou sobre os processos profissionais de saúde, cultura organizacional e da história da política de humanização. Ela disse que é necessário sempre propor mudanças e trabalhar juntos para almejar um sucesso. Claudete fez um panorama das práticas humanizadoras incluídas no hospital e um balanço da sua trajetória, mostrando a efetividade e a eficiência para pacientes, funcionários e visitantes durante a implantação, “é muito importante à aproximação entre os envolvidos para rompermos as barreiras e assim efetivar a humanização”.

No encerramento foi feito uma homenagem à coordenadora do grupo de Humanização, Jaqueline Barata. Ela agradeceu a todos pelo empenho da equipe e dos acreditaram no projeto do Grupo de Humanização. “Construir e realizar um sonho é necessário começar de alguma forma e para isso é necessário o trabalho coletivo, que nós encontramos aqui hoje”, finalizou Jaqueline.

O Simpósio começou na segunda-feira (14), a coordenadora do grupo de Humanização abriu os trabalhos com a palestra “Desafios e estratégias da efetivação do direito à saúde: construindo o processo de implicações do sujeito”. Neste dia foi falando do trato com os pacientes e visitantes assistidos e como é importante o profissional estar preparado e bem condicionado para que o trabalho seja humanizado. Na terça-feira (15) a jornalista e mestre em comunicação, Leila Ferreira abordou o tema “A arte de ser leve”.

Promovido pela equipe de Humanização do Hospital, o Simpósio também contemplou palestras e debates sobre legislação, políticas públicas, ações e atividades que mostram como a humanização pode ser feita no dia a dia de trabalho.

Publicado em 22/04/2014 15:20