XXIX Semana da Enfermagem

Em comemoração ao Dia do Enfermeiro – 12 de maio, a equipe da Educação Continuada do Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP), em Belo Horizonte, iniciou nesta segunda-feira (12), a XXIX Semana da Enfermagem com o tema “O protagonismo da enfermagem no processo de cuidar”.

O evento que irá até o dia 14 (quarta-feira) tem como público-alvo estudantes e profissionais da área da saúde. Para a gerente assistencial do HGIP, Ana Paula Renault Silva, o tema escolhido traz para o profissional um momento de reflexão quanto ao trabalho realizado e sua implicação na prestação da assistência no dia a dia.

A palestra de abertura foi conduzida pela enfermeira, Janaína Soares Tizzoni, mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento local. Ela explanou sobre a importância do trabalho humano que os enfermeiros devem ter para com o próximo e o cuidado sem deixar que os avanços tecnológicos assumam esse papel, “é necessário que o enfermeiro se coloque no lugar de protagonista, que se preocupa, cuida e trabalha em equipe em prol de todos e, principalmente, do paciente”, disse. Outro ponto ressaltado pela palestrante foi que o profissional não deve deixar levar-se pelos momentos intermitentes da profissão e sim, pensar e cuidar do outro.

Para a estudante de enfermagem Nathália Agatha de Andrade Piolersoli, “a Semana da Enfermagem é um momento de estarmos reunidos com os nossos pares e fazermos trocas de experiências”.

Durante o evento, foram expostos nos andares 3º, 4º e 5º os trabalhos artesanais produzidos pelos pacientes atendidos no HGIP e supervisionados pela equipe da Educação Continuada. Na parte da tarde houve um culto ecumênico e apresentações culturais.

A XXIX Semana da Enfermagem está aberta para todos os profissionais e estudantes da assistência à saúde. As palestras são realizadas no auditório do Centro de Estudos do Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP), Alameda Ezequiel dias, 225, Centro – BH/MG.

Publicado em 12/05/2014 16:24