Equipe de Humanização do HGIP realiza testes de Hepatite C

Nos dias 19 e 20 de maio, a equipe de Humanização do Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP), em parceria com o gastrologista Guilherme Santiago Mendes, realizaram mil testes para verificação da presença do vírus da hepatite C em pacientes, colaboradores e visitantes da unidade. A ação celebrou o dia mundial de combate à doença que é caracterizada por uma inflamação crônica do fígado, que pode ocasionar cirrose, câncer e até a perda da função do órgão, requerendo um transplante como tratamento.

Na ação, acadêmicas de enfermagem realizaram os testes nos interessados. Um procedimento rápido – com apenas uma punção no dedo, uma gota de sangue e o equipamento sinalizador - dentro de um minuto as pessoas receberam o resultado. “O teste com o sague detecta se a pessoa entrou em contato com o vírus da hepatite C. Quem apresentar resultado positivo será encaminhados para o Centro de Especialidades Médicas (CEM), para efetuar exames mais complexos e comprovar a infecção crônica”, esclareceu a acadêmica Nathalia Carvalho de Oliveira, integrante da equipe de Humanização.

A hepatite C é causada pelo vírus VHC, transmitido principalmente pelo sangue contaminado (transfusões de sangue, cirurgias, agulhas, seringas, tatuagens, instrumentos de manicure, entre outros objetos), mas a infecção também pode passar por meio relações sexuais sem o uso de preservativos1 e no parto (da mãe para filho). No Brasil, há cerca de três milhões de pessoas infectadas pelo vírus da hepatite C. Não há vacina contra a doença.

Sintomas

A hepatite C é assintomática na maioria dos casos, ou seja, o portador não sente nada após a infecção pelo vírus. Em algumas situações, pode ocorrer uma forma aguda da enfermidade que antecede a forma crônica. Nesses casos, o paciente pode apresentar mal-estar, vômitos, náuseas, pele amarelada (icterícia), dores musculares. No entanto, a maioria dos portadores só percebe que está doente anos após a infecção, quando apresenta um caso grave de hepatite crônica com risco de cirrose e câncer no fígado.


 

Publicado em 20/05/2014 17:24

IPSEMG IPSEMG - Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Rodovia Papa João Paulo II, nº4001 - bairro Serra Verde - 3º e 4º andares do prédio Gerais
Belo Horizonte/MG - CEP: 31630-901
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades, Política de privacidade  Telefones de contato