SMS são usados para lembrar consultas médicas no IPSEMG

O beneficiário da saúde do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (IPSEMG) que agenda uma consulta na rede própria - capital e interior, pelo LigMinas 155 e possui número de celular cadastrado na base de dados do IPSEMG (CADU), recebe mensagens pelo celular para confirmar e lembrar agendamentos de consultas médicas.

Com a nova funcionalidade, implantada neste mês, o solicitante recebe via Short Message Service – SMS informações do agendamento: data, horário e especialidade, no dia da marcação confirmando os dados da consulta, e três dias antes do atendimento, outra mensagem como lembrete. O beneficiário que liga para desistir do agendamento, também recebe SMS informando o cancelamento solicitado. O uso da mensagem via celular não interrompe o contato ativo por meio de ligação dos operadores de Call Center, um dia antes da consulta.

O envio de mensagens tem como objetivo de reduzir o número de pessoas com consultas marcadas que não comparecem, impedindo que outro paciente aproveite a vaga, prática conhecida como absenteísmo. “A ferramenta amplia o processo de comunicação com o beneficiário, agrega valor aos serviços prestados pelo IPSEMG, e ainda, colabora para a redução das faltas nas consultas médicas agendadas,” esclarece a Assessora de Tecnologia da Informação e Comunicação (ATIC) do IPSEMG, Joana Márcia de Aguiar Mourão.

Segundo a assessora da ATIC, o envio de SMS já era utilizado no Sistema de Concessão e Pagamento de Seguros (SEGU) no momento da confirmação do pagamento pela unidade responsável, e também, no sistema utilizado pela Central de Regulação, informando ao beneficiário o resultado da solicitação de procedimentos de exames e internação.

Por isso é importante manter os dados atualizados. Os benificiários que trocaram de endereço, telefone ou desejam acrescentar novas informações ao cadastro, como e-mail e o número de celular para o recebimentos de confirmações de agendamentos de consultas podem fazer as atualizações pelo portal: http://www.ipsemg.mg.gov.br/. É simples e rápido. Para auxiliá-lo, o Instituto disponibiliza um passo a passo. Informações sobre cadastro de beneficiário também podem ser obtidas pela Central LigMinas, 155.

Rede Assistencial

O Instituto de Previdência dos Servidores de Minas Gerais (IPSEMG) possui o 2º maior plano de saúde do estado em carteira de beneficiários que totalizam 878.056 servidores e seus familiares. Atualmente, a Rede Assistencial possui 4.131 prestadores de serviços médicos e odontológicos, sendo 1.760 médicos em várias especialidades, 694 clínicas, 184 hospitais ou fundações, 534 laboratórios e 959 odontólogos para o atendimento em todas as regiões de Minas Gerais.

Para os serviços credenciados, os beneficiários devem ligar diretamente nos consultórios e clínicas, cujos telefones estão disponíveis no catálogo de credenciados do IPSEMG, disponível em www.ipsemg.mg.gov.br/saúde/redepropriacredenciada.

Publicado em 29/05/2014 16:08