HGIP conquista recertificação de melhor prática na prevenção de lesões

O Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP), do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (IPSEMG), recebeu nesta sexta-feira (30), pela segunda vez, a certificação em melhores práticas relacionadas à prevenção de lesões de pele. O trabalho desenvolvido pela equipe de enfermagem do Centro de Terapia Intensiva (CTI) Adulto conquistou em 2014 a categoria Diamante, sendo classificado na primeira vez em 2011, como Ouro. O CTI Adulto do HGIP é o único hospital de Minas Gerais que recebeu o prêmio este ano.

“Considero este prêmio um reconhecimento do empenho da equipe. Desde 2008, trabalhamos monitorando a incidência de úlcera por pressão (ferimentos desenvolvidas na pele e nos tecidos moles de doentes acamados ou paralisados) por meio de um indicador. Nosso trabalho de prevenção de dessas lesões é embasado nas evidências científicas das boas práticas assistenciais”, disse a gerente assistencial do HGIP, Ana Paula Renault Silva.

Para obter a recertificação foram cumpridos os seguintes requisitos: Protocolo de Prevenção de Úlceras por Pressão (UPP); Protocolo de Prevenção de Dermatite Associada à Incontinência (DAI); Protocolo de Manutenção da Integridade da Pele e Protocolo de Cuidados com Estomias. Após a avaliação desses conteúdos, o CTI Adulto passou por uma auditoria executada por um profissional qualificado da empresa norte-americana avaliadora, onde foi aferida a aplicação dos documentos e os registros destas evidências.

Segundo a enfermeira do CTI, Sarah Buzato, foram avaliados a evolução de enfermagem quanto ao uso dos dispositivos de prevenção de lesão de pele e a descrição dos cuidados direcionados para a manutenção da cútis, como a prática de mudanças de posição em que a pessoa está deitada, a cada duras horas. “O resultado do nosso indicador de UPP pode ser comparado aos resultados divulgados na literatura estrangeira. Investimos cada vez mais em melhores recursos visando à promoção da prevenção. Quando prevenimos uma lesão de pele, todos saem ganhando” explicou a profissional.

Durante o evento realizado no auditório do Hospital, Silvana Lage falou da importância do trabalho executado e contou a história de como a assistência às ulceras por pressão se desenvolveu ao longo do tempo e tornou-se o primeiro indicador assistencial acordado com a Secretária de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG) como indicador do Acordo de Resultados. “Agradeço a prestação de serviço de todos os funcionários envolvidos. Este prêmio é o orgulho para todos nós, pois neste ano no estado só o IPSEMG foi contemplado”, disse.

Ao final do evento, os colaboradores do CTI foram homenageados pela dedicação e empenho do trabalho que constantemente é feito aos pacientes.

A certificação é feita pela empresa 3M, uma empresa fundada em 1902 nos Estados Unidos. A 3M do Brasil avalia as boas práticas assistenciais da instituição na prevenção de todas as lesões de pele, desde 1946.

 

Publicado em 30/05/2014 17:33

IPSEMG IPSEMG - Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Rodovia Papa João Paulo II, nº4001 - bairro Serra Verde - 3º e 4º andares do prédio Gerais
Belo Horizonte/MG - CEP: 31630-901
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades, Política de privacidade  Telefones de contato