Meio ambiente: o IPSEMG cuida

Celebrado em 5 de junho, o “Dia Mundial do Meio Ambiente”, a data é a oportunidade para reflexão, debate e proposição de ações que visam a manutenção da vida, por meio do uso racional e equilibrado dos recursos. Engajado nessa causa, o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (IPSEMG) mantem uma equipe de Gestão Ambiental. Sob responsabilidade do Departamento de Hotelaria (DEHOT), do Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP), o grupo cuida da gestão dos resíduos perigosos gerados, principalmente, no HGIP e no Centro de Especialidades Médicas (CEM), ambos em Belo Horizonte.

Desde que recebeu a sua licença ambiental em 2012, o Hospital está se adequando para atender a todas as exigências previstas na legislação e, nesse sentido, alcançar a certificação ISO 14001 (certificação ambiental) e fortalecer a imagem do IPSEMG no mercado competitivo. A observância aos preceitos legais prevê o estabelecimento de condições, restrições e medidas de controle ambiental no sentido de localizar, instalar, ampliar e operar empreendimentos ou atividades utilizadoras dos recursos naturais, consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou causadoras de degradação ambiental.

No HGIP, a média de produção diária de lixo é de 15.400Kg, enquanto o CEM produz cerca de 4.200Kg/dia. A coleta é feita por seis empresas licenciadas para cada grupo de resíduo (infectantes, químicos e perfuro-cortantes; resíduos comuns; recicláveis de papel e papelão; recicláveis de plásticos; lâmpadas fluorescentes e resíduos de manutenção).

Nos estabelecimentos, também são realizadas ações de mobilização para o uso sustentável dos recursos naturais entre colaboradores e pessoas que circulam. A equipe da Gestão Ambiental alerta para a conscientização do uso econômico de energia elétrica e água, com a fixação de adesivos em locais estratégicos, orientando as pessoas a apagarem as luzes ao sair, fechar bem a torneira após o uso e desligar o computador, entre outras práticas de sustentáveis.

Este ano, o setor de Educação Permanente do HGIP treinou 521 funcionários quanto ao gerenciamento dos resíduos gerados no hospital e no CEM. Além disso, os processos de contratação de serviços passaram a ter cláusulas referentes ao descarte de detritos e lançamentos de efluentes, validados pela equipe de Gestão Ambiental para que sejam atendidos aos parâmetros de poluição definidos na Legislação Ambiental, desonerando o IPSEMG de prejuízos para a imagem institucional, além de problemas econômicos como o pagamento de multas frente ao descumprimento da lei.

Publicado em 03/06/2014 08:17