Os avanços tecnológicos em ritmo acelerado na área da medicina ainda não conseguiram minimizar o impacto negativo em uma pessoa quando ela recebe o diagnóstico de câncer. Para isso, o essencial é ter carinho e apoio como aliados ao processo que se estabelece a partir daí para o combate à doença.
Desde junho, quando estruturou o Núcleo de Apoio ao Paciente Oncológico (Napo), o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (IPSEMG) passou a prestar mais um serviço de humanização aos pacientes e familiares no pós-diagnóstico de câncer. O acompanhamento pelo Núcleo é feito desde que se iniciam as marcações de consulta para os exames complementares passando pela radioterapia e quimioterapia dando todas as orientações e facilitações para o paciente.
Ainda nos primeiros atendimentos, os pacientes e familiares participam de encontros individuais e em grupos para que tirem dúvidas sobre o tratamento, exponham o medo do enfrentamento da doença e se sintam acolhidos para também ajudarem outras pessoas nas mesmas condições.
A equipe do Napo é composta por profissionais das áreas de medicina, enfermagem, psicologia, fisioterapia e assistência social que informam desde os direitos dos pacientes oncológicos, passando por formas de tratamento que serão oferecidos pelo IPSEMG e apoio às dificuldades emocionais durante o período da doença. O grupo destaca ainda, a incorporação nos encontros da prática oriental do Lion Gong, que integra a tradição milenar das artes corporais chinesas aos modernos conhecimentos da medicina ocidental.
Das quase 60 pessoas que já foram acolhidas pela equipe, a maioria é acometida de câncer de mama, têm entre 38 e 85 anos e são do interior do estado.
O Núcleo de Apoio ao Paciente Oncológico atende no Centro de Especialidades Médicas do IPSEMG, na Rua Domingos Vieira, 488, 2º andar.
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23 de outubro
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