Comemorada no dia 14 de junho - o dia mundial do doador de sangue, a data foi instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2004, com o objetivo principal de aumentar a conscientização sobre a oferta de sangue seguro e agradecer os doadores de sangue pelo seu gesto que salva vidas.
Sri Lanka foi escolhido como o país anfitrião para a comemoração do evento de 2014. Como é de costume, a celebração da data vem acompanhada de uma campanha que, nesse ano, traz o seguinte tema: “Sangue Seguro para Salvar Mães”. A ideia é enfatizar que a oferta de sangue seguro faça parte de uma abordagem abrangente para prevenção das mortes maternas. Através dessa iniciativa, a expectativa da OMS é encorajar os governos dos diversos países a desenvolver um plano de atividades que possa assegurar a disponibilidade de sangue às parturientes.
A OMS celebrará a data por todo planeta, e o Brasil não ficará fora dessa festa. Participe e faça sua doação de sangue.
Quem pode se candidatar para doação de sangue?
Segundo a Portaria 2.712 de 12/11/2013 do Ministério da Saúde, podem doar sangue cidadãos com boa saúde, idade entre 16 e 69 anos, sendo que a idade máxima para a primeira doação é até sessenta anos.
Jovens com 16 e 17 anos somente poderão se candidatar à doação de sangue com a presença dos responsáveis legais ou autorização dos mesmos com firma reconhecida em cartório. O modelo de autorização está disponível no site www.hemominas.mg.gov.br.
O agendamento pode ser feito pelo 155 (ligação sem custos), que atende ligações na opção 8 (oito), das 7h às 21h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados e domingos, de 7h às 19h. Agendando sua doação, o cidadão ajudará a distribuir as doações ao longo do horário de atendimento da unidade e pode diminuir o tempo de espera para efetuar sua doação.
Para informações sobre os critérios para doação de sangue, ligue 155 ou acesse http://www.hemominas.mg.gov.br/hemominas/menu/cidadao/doacao/outras_condicoes_doacao
30/11
23 de outubro
24 de outubro