IPSEMG realiza palestras sobre o câncer de mama

Em adesão ao Outubro Rosa, movimento que visa conscientizar as mulheres sobre a prevenção do câncer de mama, o IPSEMG iniciou, nesta quinta-feira (02), as ações da campanha no Centro de Especialidades Médicas (CEM). Hoje, a enfermeira Ana Maria Martins, do Núcleo de Assistência ao Paciente Oncológico (NAPO), proferiu a palestra “Câncer de mama e seus desafios”, a primeira de uma série que ocorrerá durante o mês.

História
Foi nos Estados Unidos, em 1997, que o movimento Outubro Rosa começou a nascer. Desde então, o movimento cresceu e, hoje, atingiu grandes proporções em todo o mundo. Neste mês, várias cidades iluminam seus principais pontos turísticos de rosa para conscientizar as mulheres sobre a importância de se cuidar e obter um diagnóstico precoce da doença.

A doença
O câncer de mama é a doença que mais mata mulheres no Brasil. Por conta disso, é importante que todas elas realizem o autoexame, consultem com o médico e façam a mamografia. Alimentar-se bem, manter uma dieta balanceada, praticar exercícios físicos e manter hábitos saudáveis, como não fumar e beber, são fatores que ajudam a prevenir a doença. O Ministério da Saúde recomenda que, a partir dos 40 anos, a mulher faça o exame mamográfico uma vez por ano, e quando completar 50 anos, seja feito o exame de rastreamento em um intervalo de dois anos, até os 69 de idade. Mulheres que tiverem caso de câncer de mama na família devem fazer o exame, anualmente, a partir dos 35 anos. Quanto mais cedo for descoberta a doença, maior é a possibilidade de cura.

Confira, abaixo, mais informações sobre as palestras:

Palestrante: Ana Maria Martins (enfermeira do NAPO)
Tema: Câncer de mama e seus desafios
Local: sala 116

Palestrante: Dr. Alexandre Barra (mastologista)
Tema: Saúde e qualidade de vida
Local: reunião ala B/ sala reunião

Palestrante: Priscila Bicalho (psicóloga)
Tema: Saúde da mulher e emoção
Local: sala 116

Palestrante: Dr. Flávius Marinho (nutrólogo)
Tema: Orientação nutricional na prevenção do câncer
Local: sala 116

Orientações na sala de espera:

07 e 09 de outubro de 2014
Local: Saguão ala A CEM
Horário: de 13:00 às 17:00
Acadêmicos de enfermagem (Educação Permanente) irão orientar as beneficiárias em como realizar o auto exame das mamas, e realizar pesquisa sobre a frequencia do exame mamografia.

Apresentação Coral IPSEMG
Local: Saguão 1° andar
Entrega de material informativo.

Publicado em 06/10/2014 07:00