Outubro rosa: saúde e qualidade de vida

Na manhã desta segunda-feira (06/10), o Centro de Especialidades Médicas (CEM), na região leste de Belo Horizonte, recebeu o mastologista Alexandre Barra, para mais uma palestra em prol da campanha Outubro Rosa, movimento que visa conscientizar as mulheres sobre a prevenção do câncer de mama.

Abordando o tema: saúde e qualidade de vida, o médico falou para cerca de 50 beneficiárias e profissionais da saúde da unidade sobre como um estilo de vida saudável contribui para a prevenção de doenças. “Em relação ao câncer de mama, fazer atividade física, ter uma dieta equilibrada é uma ação em busca da vida com coragem e a capacidade de autoconsciência,” informou Alexandre Barra.

Para o mastologista, essas mudanças no estilo de vida devem fazer parte da orientação dos profissionais de saúde no atendimento a pacientes portadoras de câncer de mama. Segundo ele, vários estudos desenvolvidos em todo mundo, demonstraram redução de risco nas mulheres que executam cerca de quatro horas semanais de atividade física comparado com as que não fazem nenhuma modalidade de atividade física. Em média, a redução encontrada foi de 40%.

Alexandre Barra também reforçou a realização da mamografia como aliada para as mulheres que possuem fatores de risco no diagnóstico para a doença – histórico familiar, genética, uso de hormônios, etc. e a partir dos 40 anos para todas as mulheres, “o rastreamento mamográfico permite o diagnóstico em fases mais precoces, aumentando a chance de cura,” disse.

Durante o evento, as beneficiárias também puderam contar suas experiências com a doença e dividir as dúvidas sobre: diagnóstico, realização do autoexame e mudanças de hábitos. Para a beneficiária Auxiliadora Magalhães Normanda, foi muito bom estar presente, “sempre precisamos de algo que nos conforte e dê forças para continuarmos a caminha de uma vida saudável e as informações de hoje foram essenciais para isso”.

Neste mês, em adesão ao Outubro Rosa, o Centro de Especialidades Médicas realiza palestras e ações de conscientização sobre o câncer de mama. As atividades começaram no dia 2, com a enfermeira Ana Maria Martins, do Núcleo de Assistência ao Paciente Oncológico (NAPO) que proferiu a palestra “Câncer de mama e seus desafios”. Para saber mais sobre a programação do Outubro Rosa no CEM acesse o Portal do IPSEMG.

Isenção para exame de mamografia

Visando a promoção da saúde de seus beneficiários, o Instituto de Previdência dos Servidores de Minas Gerais (IPSEMG) oferece isenção de alguns exames dentro do sistema de coparticipação da Assistência à Saúde, eles estão a realização de um exame de mamografia a cada 12 meses, para mulheres de 40 a 69 anos de idade; um exame para diagnóstico de câncer do colo uterino a cada 12 meses, para mulheres de 25 a 64 anos de idade; uma consulta ginecológica a cada 12 meses para mulheres em qualquer faixa etária; um exame de pesquisa de sangue oculto nas fezes a cada 12 meses, para mulheres e homens, de 50 anos ou mais; e outros.

Publicado em 07/10/2014 10:47

IPSEMG IPSEMG - Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Rodovia Papa João Paulo II, nº4001 - bairro Serra Verde - 3º e 4º andares do prédio Gerais
Belo Horizonte/MG - CEP: 31630-901
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades, Política de privacidade  Telefones de contato