Equipe de saúde do HGIP discute Cuidados Paliativos

Estudantes e profissionais da assistência à saúde do Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP), em Belo Horizonte, iniciaram, nesta quarta-feira (29), o Simpósio de Humanização de 2014 com o tema “Cuidados paliativos: a arte de cuidar no final da vida”. O evento promovido pela equipe de Humanização em parceria com a Educação Permanente do hospital tem como objetivo refletir sobre os anseios do profissional diante do momento delicado que vive o paciente sob esses cuidados específicos.

Abordando a temática “Humanização da dor e sofrimento no ambiente hospitalar”, a enfermeira Mércia Aleide Ribeiro Leite explicou que, com avanço tecnológico, cada vez mais a vida tem sido prolongada, dessa forma, as dores e sofrimentos que cercam a saúde neste período também. “Neste sentido, os cuidados paliativos, que é o tratamento que melhora a qualidade de vida de pacientes e familiares diante de doenças que ameacem a continuidade da vida, depende da atuação dos profissionais que devem ter conhecimento de si próprio, primeiramente, para um bom acolhimento ao próximo posteriormente,” esclarece.

Márcia Aleide ressalta ainda que o assunto é realmente delicado, pois é necessário avaliar e controlar não somente a dor física, mas, todos os sintomas que estão relacionados aos pacientes, como as dores social, emocional e espiritual.

Para o estudante João Vimeiro, “muitas pessoas não lidam bem com a perda de familiares, nem mesmo os profissionais, por isso ter um olhar humanizado e estar envolvido com assunto faz com que se torne fácil tratar com a situação”.

Cerca de 100 pessoas, entre estudantes, técnicos, enfermeiros, assistentes sociais entre outros profissionais da saúde estiveram presentes. Para a enfermeira e integrante da equipe de Educação Permanente, Claudette Oliveira Alexandrino, o Simpósio é importante para a formação e também para superar os conhecimentos tradicionais adquiridos pelos profissionais.

Evento

O Simpósio está aberto para todos os profissionais e estudantes da assistência à saúde. As palestras são realizadas no auditório do Centro de Estudos do Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP), Alameda Ezequiel dias, 225, Centro – BH/MG. Para o encerramento, nesta quinta-feira (30), os assuntos abordados serão “Eutanásia, ortotanásia e distanásia” e “Experiências nos Cuidados Paliativos no HGIP”.

 

Publicado em 29/10/2014 18:01

IPSEMG IPSEMG - Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Rodovia Papa João Paulo II, nº4001 - bairro Serra Verde - 3º e 4º andares do prédio Gerais
Belo Horizonte/MG - CEP: 31630-901
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades, Política de privacidade  Telefones de contato