Acadêmicos

Os acadêmicos de Enfermagem da equipe de Humanização do Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP) participaram do 66º Congresso Brasileiro de Enfermagem, realizado entre os dias 28 e 31 de outubro. O evento ocorreu em Belém, no Pará, e teve como tema principal “O protagonismo da enfermagem na atenção à saúde”. Na ocasião, os participantes puderam acompanhar as palestras e apresentar seus trabalhos.

A possibilidade de agregar novos conhecimentos sobre a área e a troca de experiências entre os profissionais foi um dos pontos positivos do evento. “O 66º Congresso Brasileiro de Enfermagem foi uma experiência gratificante, tive a oportunidade de ampliar meu campo de visão sobre a atuação do enfermeiro como protagonista do cuidar. Desfrutei de momentos bons e superei muitas dificuldades. Levarei comigo a saudade e o carinho dos momentos que se tornaram especiais”, conta Jéssica Lorrane, que apresentou trabalho de tema “Relações de trabalho e suas implicâncias na saúde”.

Géssica Lima destaca que a falta de trabalhos relacionados à humanização fez com que as apresentações tivessem um destaque maior em relação às demais. “Nota-se a necessidade de maiores incentivos para que esse tema seja amplamente discutido e presente nas práticas de enfermagem”, conta. Por outro lado, Juliana Ribeiro comemorou a oportunidade de apresentar o trabalho que realiza. “Foi gratificante participar do congresso, me deu a oportunidade de apresentar um trabalho que realizo mostrando a importância da humanização da assistência, além de agregar novos conhecimentos”, finaliza.

Para a coordenadora da equipe de Humanização, Jaqueline Barata, essa foi uma oportunidade para dividir com pessoas de várias regiões do Brasil o trabalho da equipe. “Como o Congresso foi de âmbito nacional, pudemos dividir com as pessoas o trabalho que fazemos, o alcance foi maior. As participantes trouxeram para o IPSEMG a experiência de outros lugares e também puderam dividir com eles nosso trabalho. Estamos sendo pioneiros em ações de humanização, tendo um comportamento de sujeito participativo”, conta. As acadêmicas Liliane de Moura Carmo, Stephanie Louzada Moreira e Tatiane Ferreira Alfenas também participaram do evento.

Confira os temas e os autores dos trabalhos apresentados:

- Humanização no CTI pediátrico: inserção de pais e familiares - Stephanie Louzada Moreira;

- A importância das atividades lúdicas e artesanais para pacientes crônicos - Géssica Cristina da Silva Lima e Nathália Carvalho de Oliveira;

- Relações de trabalho e suas implicações na saúde - Jéssica Lorrane Silva Moreira;

- O protagonismo do enfermeiro no cuidado ao paciente cirúrgico - Liliane de Moura Carmo;

- A importância do enfermeiro no processo de hemotransfusão: relato de experiência - Tatiane Ferreira Alfenas;

- Acolhimento do acompanhante como estratégia de empoderamento - Juliana Ribeiro de Oliveira e Breno Santos de Araújo.

Publicado em 10/11/2014 16:36

IPSEMG IPSEMG - Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Rodovia Papa João Paulo II, nº4001 - bairro Serra Verde - 3º e 4º andares do prédio Gerais
Belo Horizonte/MG - CEP: 31630-901
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades, Política de privacidade  Telefones de contato