Profissionais da área discutem sobre envelhecimento

Com olhar atento sobre os pacientes idosos, palestrantes fecharam, na sexta-feira (14), o último dia da Jornada de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (IPSEMG), realizada no Centro de Estudos do Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP), em Belo Horizonte. Mais de 130 pessoas participaram do evento.

Doença de Alzheimer, instrumentos de avaliação do risco de quedas em idosos, reabilitação cognitiva na demência e políticas públicas e o Estatuto do Idoso foram temas que compuseram a mesa de discussão sobre envelhecimento no Brasil. Na oportunidade, os especialistas convidados discorreram sobre a dinâmica de trabalho e os desafios encontrados para o tratamento deste perfil de pacientes com características peculiares e que estão aumentando país.

Para eles há um consenso geral, para um tratamento de efeito no idoso é necessário o trabalho multidisciplinar, respeitando o papel dos demais profissionais. “São vários especialistas com olhares específicos para o mesmo cuidado, a recuperação ou tratamento do paciente,” ressaltou a fonoaudióloga Claudia Fernandes da Silva palestrante da mesa.

Barbara Gazolla Macedo, integrante da equipe de fisioterapia do IPSEMG, conta que falar sobre envelhecimento entre fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais é algo atual e relevante, “são eles os responsáveis pela reabilitação e tratamento de disfunções cinéticas funcionais de órgãos e sistemas e doenças cognitivas que surgem com a idade, com isso a atuação desses profissionais é imprescindível para uma vida com qualidade”.

Finalizando os trabalhos da Jornada, os temas: momento atual e o futuro das profissões foram também debatidos por outros palestrantes convidados. Segundo a fisioterapeuta Lívia Ribeiro Borges Lazzarotto, o momento é excelente para os estudantes e para aqueles que já atuam na área. “A especialização e atualização, sejam por meio da educação continuada ou dos nichos criados pelo mercado, é o caminho para uma carreira de sucesso uma vez que vivemos um cenário em que eleva-se o número de pessoas com mais de 60 anos, o avanço tecnológico possibilita progresso e em contrapartida acidades automobilísticos e a busca pela prevenção, tratamento e qualidade de vida são algo presentes,” completa.

Para Sabrina de Faria, acadêmica do sétimo período da Faculdade Pitágoras, o evento proporcionou a discussão de temas atuais e que vai levar a sério as dicas dadas pelos palestrantes, “com o que ouvi dos profissionais já é possível focar em novas pesquisas para a área, além de me preparar. Como eles aconselharam, fica mais completo quando desenvolvido por meio de equipes interdisciplinares e multidisciplinares,” disse.

Conhecimento

A Jornada de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional do IPSEMG, teve início na quinta-feira (13) e reuniu fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, demais profissionais da assistência do IPSEMG e de outras instituições, além de estudantes. O evento teve como objetivo buscar novos conhecimentos, promover intercâmbio científico além de estimular a investigação e o interesse de todos por assuntos relacionados ao dia a dia desses especialistas na prestação de serviços assistenciais.

 

Publicado em 14/11/2014 18:09

IPSEMG IPSEMG - Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Rodovia Papa João Paulo II, nº4001 - bairro Serra Verde - 3º e 4º andares do prédio Gerais
Belo Horizonte/MG - CEP: 31630-901
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades, Política de privacidade  Telefones de contato