Hábitos saudáveis são repassados para jovens e crianças no CEM

Grupo Vida Saudável para Jovens encerra com oficinas e palestra as atividades de 2014

Nos dias de hoje, está cada vez mais difícil manter uma alimentação saudável. A correria do dia-a-dia muitas vezes impede de fazer uma refeição tranquila, com todos os nutrientes necessários. E as atividades físicas? Nem todo mundo tem ânimo no fim do dia para se exercitar. Porém, os maus hábitos alimentares dos adultos acabam influenciando as crianças e os jovens. Se em casa os pais não regulam o que comem, certamente a criança pode estar na mesma situação e acima do peso.

Com o objetivo de realizar um trabalho de conscientização sobre os hábitos alimentares, o Núcleo de Promoção à Saúde do IPSEMG desenvolve o Grupo Vida Saudável para Jovens. Ele é estruturado em três parâmetros que garantem uma boa qualidade de vida: alimentação saudável, prática de atividades físicas e acompanhamento psicológico. No fim de novembro, uma série de atividades realizadas no 2º andar do Centro de Especialidades Médicas (CEM) marcou o encerramento do último encontro do Grupo neste ano.

Uma palestra sobre “A influência da mídia na alimentação dos jovens” foi ministrada por Patrícia de Barros Santos, nutricionista e coordenadora do Grupo. Segundo ela, os pais devem ficar atentos ao “bombardeio” da mídia na cabeça dos meninos, que os influencia a consumir alimentos que não são saudáveis. “Um estudo comprova que as crianças ficam mais de quatro horas por dia expostas à mídia. É um tempo muito maior do que o dedicado à atividade física. Hábitos assim estão relacionados ao sobrepeso, à obesidade e doenças que procuramos combater na Promoção à Saúde”, conta.

Cerca de 40 crianças participaram, também, de oficinas de dança e Muay Thai, além de gincanas e atividades lúdicas para fixação dos conteúdos apresentados ao longo das reuniões do grupo. Os pais puderam acompanhar os encontros, que eram realizados uma vez por mês, por um período de quatro meses. Rogéria Ferreira, mãe das gêmeas Isabela e Isadora, de sete anos, conheceu o trabalho do grupo após o pediatra das crianças encaminhá-las para participarem do grupo. Segundo ela, as filhas já não têm mais costume de comer tantas guloseimas. “Quando vamos ao supermercado e pergunto o que querem, elas pegam coisas mais saudáveis. Quando dou dinheiro para o lanche na escola e pergunto o que vão comprar, dizem que vão tomar suco natural”, conta a mãe, que aumentou sua preocupação em relação aos hábitos alimentares tanto das filhas quanto de si própria.

Patrícia de Barros alerta que os pais devem ficar atentos ao que os filhos comem, pois são os maiores responsáveis pela escolha da alimentação deles. “Os pais têm que se comprometer, pois essa é uma mudança não só da criança, e sim familiar”, diz a nutricionista. Além de Patrícia Barros, o grupo conta, também, com o trabalho da psicóloga Fátima Campos e da fisioterapeuta Bárbara Gazola. Para o encerramento, Marcelo Martins e a acadêmica de fisioterapia Natália Amaral desenvolveram uma atividade de dança, enquanto o acadêmico Diego de Barros ensinou alguns golpes de Muay Thai para as crianças, que puderam se divertir com as novidades.

O próximo grupo iniciará suas atividades em fevereiro. Os interessados em participar devem se inscrever na Promoção da Saúde, através do telefone 3247-3350.

Publicado em 02/12/2014 15:44

IPSEMG IPSEMG - Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Rodovia Papa João Paulo II, nº4001 - bairro Serra Verde - 3º e 4º andares do prédio Gerais
Belo Horizonte/MG - CEP: 31630-901
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades, Política de privacidade  Telefones de contato