Reunião gerencial apresenta conquistas da última gestão

O presidente do Instituto de Previdência dos Servidores de Minas Gerais (IPSEMG), Leonardo Brescia, acompanhado de dirigentes, coordenadores e servidores realizaram nesta quarta-feira (17/12), na plenária do prédio Minas, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, a última Reunião Gerencial de 2014. Na ocasião, foram apresentadas as conquistas realizadas nos últimos anos e entregue a Revista Gestão Sustentável, documento que resume as ações do período 2011-2014.

Para a abertura do evento, o presidente fez elogios e agradecimentos ao trabalho realizado e aos resultados obtidos pela equipe. “Hoje, no encerramento de uma gestão, vejo que estamos diante de um uma Instituição organizada, autossustentável e bem gerida por meio de processos bem desenhados,” disse.

DIPGF

Na sequência as áreas de negócio do Instituto destacaram investimentos que fizeram parte da transformação do Instituto. O diretor de Planejamento, Gestão e Finanças (DIPGF), Adailton Vieira Pereira, ressaltou o equilíbrio das contas como o grande marco dos últimos anos. “Em 2013, o IPSEMG utilizou apenas a sua receita própria para arcar com as suas despesas. Em 2014 a projeção das receitas e despesas seguem na mesma perspectiva.” A redução dos processos de compras e economia dos recursos, a regularização e concessão de benefícios aos servidores, o concurso público, o aumento das participações em capacitações profissionais e as melhorias quanto à saúde e segurança do trabalho, também foram lembradas entre as conquistas.

Atividades de responsabilidade da área meio – DIPGF, a modernização nas instalações físicas do Instituto proporcionou um ambiente de trabalho mais confortável aos servidores e atendimento mais qualificado aos beneficiários. As obras em nove unidades da capital e 17 unidades do interior e renovação do mobiliário totalizaram investimentos de cerca de R$58 milhões. Ainda está em andamento a reforma da Ala B e adequações no acesso principal do hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP).

DISA

Na atualidade, sistemas informatizados e protocolos são ferramentas utilizadas com frequência em unidades de saúde e são considerados por gestores da área imprescindíveis para dar suporte, agilidade e melhores resultados aos serviços. Nesse sentido, o IPSEMG investiu na aquisição e no desenvolvimento de soluções que tornassem a assistência mais qualificada na Rede Própria.

Com a proposta de promover assistência segura, por meio do monitoramento de eventos adversos no atendimento e na internação, a Diretoria de Saúde (DISA) instituiu o Núcleo de Segurança ao Paciente, a implantação do Bundle de Cateter Venoso Central, o Protocolo de Prevenção de Úlceras por Pressão, o DRG (Diagnosis Related Groups) e muitas outras ferramentas no campo da assistência à saúde.

As unidades do IPSEMG também passaram por adequações e implementação das normas ISO 9001:2008 – organização internacional que desenvolve normas padronizadas, aplicáveis em produtos e serviços, visando aperfeiçoá-los.

Além dos novos equipamentos e reformas, o HGIP ainda se prepara para acreditação da ONA (Organização Nacional de Acreditação) – instituição nacional privada, não governamental, que tem por objetivo geral promover nas unidades de saúde a prática de um processo permanente de avaliação e de certificação da qualidade dos serviços.

Ao fazer um balanço das ações na área – que englobaram melhorias no Centro de Especialidades Médicas (CEM) e na Gerencia Odontológica (Geodont), o chefe da Gerência Técnica Hospitalar, Anderson de Souza Bruno, ressaltou o empenho da instituição em oferecer qualidade aos usuários. Para ele os serviços próprios do IPSEMG estão ajustados para atender às necessidades dos beneficiários.

APRES

Ao apresentar a retrospectiva das entregas, o assessor Chefe da Assessoria de Políticas e Regulação em Saúde (Apres), Fernando Cesar Vicente de Paula, reforçou que a ampliação da rede foi possibilitada pela integração de todo o IPSEMG em aprimorar o relacionamento e os processos de pagamentos com os parceiros credenciados. Para os beneficiários uma aquisição importante foi a Central de Relacionamento com o Beneficiário que estabeleceu um canal de comunicação direto.

Em vigor desde o início deste ano, a coparticipação nos serviços de saúde oferecidos pela instituição, é uma das importantes alterações na Assistência à Saúde implantada com objetivo de assegurar o uso racional dos serviços. Os valores cobrados na coparticipação estão abaixo dos praticados no mercado de planos de saúde.

DIPREV

Sempre atenta às necessidades dos segurados, a Diretoria de Previdência do Instituto (DIPREV) buscou ao longo desse período formular ações para aperfeiçoar seus processos. Nos últimos anos, mudanças na rotina para a concessão de pensão e de seguros, aliadas às novas tecnologias e modernização das unidades regionais, garantiram aos segurados maior agilidade, segurança e comodidade para o recebimento dos benefícios.

Assim, chegamos em 2014 com 99,81% das pensões previdenciárias atualizadas automaticamente, concedendo instantaneamente pensão aos filhos e aos cônjuges legalmente casados no momento da apresentação dos documentos comprobatórios do direito e com índice de satisfação superior a 90% na nossa principal unidade de atendimento. “Trabalhamos com uma equipe complexa e integrada para alcance dos desses resultados positivos, o que demostra uma instituição robusta,” comentou.

Agradecimentos

No encerramento da reunião gerencial, o presidente fez os últimos agradecimentos ao chefe de gabinete, Andre Luiz Moreira dos Anjos, o qual esteve em todo momento presente no desenvolvimento e na consolidação das ações e por isso merece todo o reconhecimento do trabalho desempenhado.

Publicado em 19/12/2014 10:11