Pesquisa de Satisfação tem bons indicadores em 2014

Realizada anualmente, a Pesquisa de Satisfação de 2014 do Instituto de Previdência dos Servidores de Minas Gerais (IPSEMG) revelou que os indicadores de satisfação e qualidade conquistaram 3,99, o que representa 2,3% a mais da nota pactuada de 3,90. Realizada por meio da metodologia Survey, a avaliação tem como intuito obter informações sobre as expectativas e percepções dos beneficiários do Instituto quanto ao desempenho dos serviços prestados na Assistência à Saúde e na Previdência. Com esse método, tais indicadores avaliados foram informados por meio da escala entre um e cinco.

“A melhoria no atendimento aos beneficiários é um processo contínuo que precisa ser aprimorado e o resultado da pesquisa de 2014 é um excelente instrumento no auxilio da identificação do que é preciso avançar nos processos a serem otimizados,” explica o coordenador de pesquisa da Central de Relacionamento com o Beneficiário (CRB), Fábio Oliveira Araújo.

Finalizadas em dezembro de 2014, as entrevistas foram realizadas nas unidades próprias em Belo Horizonte (Hospital Governador Israel Pinheiro – HGIP, Centro de Especialidades Médicas – CEM, Posto de Unidade de Atendimento Integrado - UAI e Gerência Odontológica), estabelecimentos credenciadas na capital e interior, totalizando uma amostra de cerca de 2.400 entrevistados. Além da pergunta sobre o quanto o beneficiário está satisfeito com o serviço prestado, a pesquisa possuiu uma série de outros questionamentos que vão desde a infraestrutura até o atendimento da equipe.

Segundo relatório, o qual informam os resultados, os feitos foram possíveis devido à atuação conjunta de todas as esferas do IPSEMG no desenvolvimento e execução de ações inseridas Planejamento Estratégico desenvolvido para a gestão 2011-2014, como por exemplo:

• Ampliação e facilitação o uso de ferramentas de acesso aos serviços de saúde e previdência;
• Expansão da rede de atenção à saúde em Belo Horizonte, Região Metropolitana e interior de MG;
• Adequação de estruturas físicas em consonância com a legislação e a estratégia do IPSEMG (reformas no HGIP e de várias agencias regionais);
• Aprimoramento da utilização da capacidade instalada nas unidades dos Serviços Próprios;
• Implantação de novos setores (ambulatório de RNI, Núcleo de Apoio ao Paciente Oncológico, ambulatório de pequenos procedimentos oftalmológicos e outros);
• Diminuição do tempo médio de atendimento nos setores de Assistência à Saúde das unidades próprias, tanto em relação a consultas eletivas (Centro de Especialidades Médica (CEM) e serviços odontológicos) quanto a procedimentos hospitalares (liberação de leitos e kit internação, atendimento no Serviço Médico de Urgência – SMU entre outros).

Em outro ponto da pesquisa servidores e credenciados do Instituto foram entrevistados sobre a percepção deles quanto aos serviços e o relacionamento com Instituto, respectivamente. “O serviço executado no Instituto tem como objetivo atender o beneficiário com qualidade e garantir sua satisfação, dessa forma, mensurar anualmente a percepção dos usuários do plano é fundamental para garantirmos avanços,” reforçou Fábio Oliveira.

 

Publicado em 22/12/2014 13:48

IPSEMG IPSEMG - Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Rodovia Papa João Paulo II, nº4001 - bairro Serra Verde - 3º e 4º andares do prédio Gerais
Belo Horizonte/MG - CEP: 31630-901
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades, Política de privacidade  Telefones de contato