Férias: cuidados com as crianças

As férias de verão é uma época de relaxamento e diversão para as crianças, mas exige cuidados especiais com a saúde e bem estar delas. A criançada possui bastante energia, e nada mais natural que queiram explorar todo o ambiente a sua volta. Por outro lado, muitos acidentes com os pequenos acontecem em casa. Segundo pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, a maioria das quedas até os nove anos de idade, por exemplo, se deu no lar doce lar. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) diz que os lugares mais comuns de acontecer algum acidente são: cozinha, banheiro, escada, quintal, sala e quarto. Confira algumas dicas importantes, dadas pela própria SBP, para prevenir acidentes nestes locais:

Cozinha:
É o lugar mais perigoso para a criança. É nela que ocorre a maioria das queimaduras, lesões cortantes, lacerações e intoxicações. Principais medidas de segurança na cozinha:
- O bujão de gás deve estar do lado de fora.
- Materiais de limpeza devem estar em suas embalagens originais e fora do alcance das crianças, em armários altos e trancados.
- Utilizar os queimadores (bocas) do fogão de trás. Cabos de panela devem estar virados para dentro e para trás.
- Objetos cortantes devem ficar fora do alcance das crianças (facas, garfos, pratos e copos de vidro, saca rolhas, espetos), em gavetas e armários com travas.

Banheiro:
É o segundo lugar mais perigoso da casa. Principais medidas de segurança:
- Armários contendo cosméticos, medicamentos, aparelhos elétricos devem ser mantidos trancados e longe do alcance das crianças.
- Evitar deixar o piso molhado. Use tapetes antiderrapantes.
- A fiação deve estar em bom estado e presa no alto, as tomadas elétricas devem estar protegidas. Aparelhos elétricos não devem ser mantidos nas tomadas ou ligados após o uso.
- As tampas dos vasos sanitários devem ser mantidas fechadas e travadas.

Quarto das crianças:
- Devem ter camas com largura de 80 cm a 1 metro com proteções laterais. Os espaços entre as grades devem ser de 5 a 7 centímetros, para evitar que as crianças prendam a cabeça.
- Os móveis não devem ter cantos pontiagudos, mas arredondados para evitar lesões nas crianças.
- Brinquedos devem ser guardados em ordem para evitar quedas.
- Cobertores e lençóis devem ser presos no pé da cama, para evitar asfixia.
- Janelas devem ter proteção e não ter nenhum móvel embaixo para evitar quedas.
- Tomadas devem ter protetores. Deve-se evitar TV e abajures em quarto de crianças pequenas.

Sala de estar:
- Aparelhos eletrônicos devem ser mantidos fora do alcance das crianças, com fios curtos e presos, evitando o risco de choque elétrico ou queimaduras.
- A sala deve estar arrumada e em ordem, as escadas devem ter cancelas para evitar quedas.
- Telefone de fácil acesso para pedir socorro em caso de necessidade.
- Plantas ornamentais e portas de vidro devem ser evitadas ou sinalizadas para evitar intoxicações ou traumas.
- Cortinas não devem ter puxadores para evitar enforcamento.

Lavanderia, jardim, garagem e varandas:
- Janelas devem ter grades de proteções e não ter móveis perto para evitar quedas.
- Churrasqueiras devem ter fixações adequadas e serem mantidas longe das crianças. Não deve se utilizar álcool líquido, pelo risco de incêndio.
- Piscina deve ter muro, cerca ou grades de proteção, portão trancado, lona de cobertura e alarme, pelo risco de afogamento.
- Não se deve manter plantas tóxicas em casa.
- Baldes e bacias devem ser mantidos em local alto e vazios, pelo risco de afogamento.
- O tanque de lavar roupa deve ter fixação adequada. Cuidado para não deixá-lo cheio de água ou roupas, evitado o risco de trauma por queda do mesmo.

Corredores e escadas:
- Manter iluminação clara e constante, com piso adequado, sem tapetes ou objetos que atrapalhem a circulação.

Fonte: site da Sociedade Brasileira de Pediatria

Publicado em 07/01/2015 14:26