Inaugurado em 1971 como um marco histórico para a prestação de serviços à saúde dos servidores do Estado de Minas Gerais, o Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP) comemora, nesta quarta feira (18), 44 anos de história.
Ao longo desse tempo, o HGIP passou por diversas mudanças para aperfeiçoar o atendimento de quem utiliza suas instalações. As reformas realizadas nas alas A e C ofereceram melhores condições de trabalho e acolhimento aos colaboradores e beneficiários. Neste ano, as reformas são realizadas na ala B.
Um novo espaço de convivência foi inaugurado em janeiro de 2015 para proporcionar mais conforto aos pacientes, colaboradores e visitantes. Localizado no térreo, próximo da entrada do refeitório, o espaço conta com jardins e bancos de cerâmicas ao ar livre. Outra comodidade oferecida pelo hospital é o horário de visitas, que desde o ano passado começou a ser realizado entre 8h e 21h, que dá oportunidades de mais visitas e opções de horários no dia.
O presidente do Ipsemg, Hugo Vocurca Teixeira, enaltece os trabalhos realizados pelos colaboradores. “É um orgulho presidir uma instituição que conta com hospital próprio que é uma das referências em assistência à saúde no estado. Celebramos mais um ano de história graças ao trabalho cotidiano de equipes comprometidas com o acolhimento do beneficiário”, diz.
Construindo uma história
Ao longo destes 44 anos, muitos profissionais passaram pelo HGIP e têm uma grande importância em sua trajetória. Através da rotina de trabalho de alguns colaboradores, pode-se conhecer o esforço de todos para oferecer um serviço de qualidade ao beneficiário. Vamos conhecer a história de alguns deles que há muitos anos se dedicam ao Hospital:
José Marcelino de Carvalho – Bombeiro hidráulico
27 anos no HGIP
“Trabalhei com gente demais aqui dentro, não tem nem como explicar, daria um belo livro”, conta Marcelino, como é comumente chamado pelos colegas. Trabalhando desde o dia 1 de outubro de 1987 no HGIP, ele tem uma rotina corrida, principalmente, com as obras realizadas nestes últimos anos. “Desde que eu comecei a trabalhar aqui, sempre tinha alguma empresa terceirizada para fazer um serviço de um lado, colocar um aparelho de outro... Aí é preciso mudar, adaptar alguma coisa, desviar uma tubulação. Então, toda a vida a gente acompanhou esse trabalho. Em relação às reformas, nos preocupava muito a hidráulica, porque uma tubulação de 44 anos não é de apenas uns dias, mas tudo que foi feito nessa reforma geral, a hidráulica não deixou nada a desejar.” Daqui a pouco mais de um mês, seu Marcelino irá se aposentar. “Vou sair com a consciência limpa e tendo em mim que o meu dever foi cumprido”.
Mônica Moritz – Analista de Seguridade Social
30 anos de HGIP
Mônica começou como estagiária de enfermagem no HGIP, logo depois foi contratada, realizou o concurso e foi efetivada. “Eu entrei aqui e aprendi muito, tanto no meu estágio acadêmico quanto como profissional, principalmente porque passei por quase todos os setores. Além de aprender, você também ensina, eu acho que isso é o fundamental. Não adianta aprender e não passar o que você sabe. Eu devo isso muito à Instituição”. Hoje, ela é responsável por questões ligadas à vigilância sanitária e dá as orientações necessárias para que o Hospital esteja em conformidade com as leis.
Carlos Eduardo da Silva – Auxiliar de enfermagem do CTI
31 anos de HGIP
Eduardo, literalmente, perde noites de sono em prol do HGIP. Ele trabalha em período noturno no CTI, onde a rotina de trabalho é pesada. Ele destaca o bom relacionamento da equipe na realização das tarefas. “O pessoal aqui é muito colaborativo, um ajuda o outro e os pacientes não ficam em falta. Tem chegado muita gente nova também, há um bom relacionamento entre todos, desde a parte médica até o pessoal da limpeza”. Além do plantão noturno, Eduardo fica boa parte da manhã fazendo coleta de dados diversos do CTI. “O HGIP tem mudado muito, atendimento, tecnologia, assistência à enfermagem e outros, cada dia que passa tem ficado melhor. Aqui, temos toda a estrutura para trabalhar e atender ao paciente”.
Parabéns aos colaboradores do Hospital Governador Israel Pinheiro, tanto os que já passaram por lá, quanto os que continuam ajudando a escrever esta bela história!
Marcelino, Mônica e Carlos Eduardo
Publicado em 18/02/2015 07:0030/11
23 de outubro
24 de outubro