Nova diretora de Saúde

O quadro de avisos na parede da sala repleto de marcações retrata uma agenda de reuniões que dita a rotina de quem chegou pronta a encarar os desafios. É dessa forma que a médica Susana Maria Moreira Rates, 55 anos, nova diretora de Saúde do IPSEMG, organiza parte dos compromissos à frente da pasta, a qual pretende dar seguimento as melhorias da infraestrutura hospitalar, trabalhar de forma integrada e investir na educação permanente aprimorando os processos das unidades próprias do IPSEMG.

Além das reuniões, a gestora tem visitado as dependências das unidades próprias para conhecer as equipes, o atendimento realizado pelas áreas e também conversar com os usuários. Para ela, a complexidade e amplitude dos serviços do HGIP surpreenderam-lhe positivamente. Assim como o engajamento e comprometimento do corpo clínico e dos demais profissionais.

Gestão participativa

Para melhorar a assistência do HGIP, CEM e Geodont, Susana planeja “trabalhar de maneira integrada, construindo parceria entre colaboradores, clientes e gestores, por meio de uma gestão participativa com ética e respeito aos diversos saberes”. Para isso a ideia é criar vários colegiados, um geral para toda a Diretoria de Saúde e um em cada área dessas unidades com reuniões programadas. “Eu quero fortalecer o trabalho colegiado de forma que as pessoas possam se comprometer com uma assistência mais qualificada,” comenta.

Criar programas para atender aos novos desafios epidemiológicos, como as doenças crônicas e o aumento da expectativa de vida, o qual faz crescer a demanda por atendimento aos idosos, é um dos planos para aprimoramento dos processos e contínuo aprendizado do corpo clínico.

Sobre o quadro de pessoal, Susana diz que tem analisado a distribuição de profissionais e buscado localizar a demanda reprimida para estabelecer as prioridades. A Geodont, segundo a gestora, será uma das áreas de grande desafio, pois 2/3 do corpo clínico planeja aposentar-se.

Currículo

Médica pediatra com especialização em neonatologia e gestão hospitalar, formou-se em 1985 e desde 1986 acumula funções na assistência e gestão. Com mestrado em Promoção à Saúde, Susana já gerenciou uma Unidade Básica de Saúde, foi diretora do serviço de Urgência do Hospital Odilon Behrens e no período de 2003 a 2008 tornou-se superintendente da instituição. Entre 2009 e 2012, exerceu o cargo de secretária Municipal Adjunta de Saúde, em Belo Horizonte.