Conheça o novo assessor-chefe da Apres

À frente da Assessoria de Políticas e Regulação em Saúde (APRES) desde março, o médico anestesiologista, graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com especialização em Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura pela Escola Paulista de Medicina, Cristiano Gonzaga da Matta Machado, 52 anos, direciona suas primeiras ações para identificar as prioridades, mantendo o foco no beneficiário e na sustentabilidade da Assistência à Saúde prestada pelo Instituto.

“São claros os avanços conquistados pelo IPSEMG nos últimos anos. A ideia é continuar trilhando o caminho por onde essas melhorias foram alcançadas. No entanto, aperfeiçoar processos e ações, sempre que for possível, será uma rotina,” revela o gestor.

Para o médico, assumir a APRES no IPSEMG é um mérito e uma oportunidade de enriquecimento de sua carreira, embasada no trabalho assistencial e de gestão, em importantes hospitais públicos e particulares da capital e em entidades da classe médica. A partir dessa experiência, ele espera desempenhar uma boa gestão, buscando a ampliação da rede assistencial e a satisfação dos beneficiários. Para isso, ele conta com a evolução contínua dos processos de Regulação e Auditoria para uso racional dos recursos, além de busca ativa de profissionais e prestadores dentro dos padrões de qualidade necessários para os clientes do IPSEMG.

Interação com a DISA

Cristiano considera que a interação da APRES com a Diretoria de Saúde (DISA) – responsável pela gestão dos serviços próprios (HGIP, CEM e GEODONT) – pode proporcionar melhores resultados das ações da assessoria. Segundo ele, os dados gerados a partir de atendimentos realizados nas unidades próprias podem ser utilizados para subsidiar a APRES na construção do perfil epidemiológico dos beneficiários, na formulação de políticas assistenciais, além de oferecer parâmetros de custos para a contratação de serviços.

Promoção à Saúde

“Dentro das possibilidades, avançar com as ações dos programas de Promoção à Saúde para o interior é um projeto, assim como fortalecer a assistência primária (básica) pensando no futuro da saúde dos nossos beneficiários,” fala o assessor-chefe que vislumbra aproximar as diretrizes do Instituto às parcerias com o SUS e entidades filantrópicas para garantia de atendimento em qualquer parte do estado.

Cristiano presidiu o Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed-MG) por três mandatos entre 2004 e 2013, atuou na fundação e presidência da Cooperativa dos Médicos do Hospital Santo Ivo e na diretoria financeira da Federação Nacional das Cooperativas Médicas (Fencom). Na Federação Nacional dos Médicos (Fenam), regional Sudeste, foi presidente e diretor de Educação Continuada e membro do Conselho Fiscal na Unimed-BH.