O presidente do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (IPSEMG), Hugo Vocurca Teixeira, anunciou durante o debate público na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que aconteceu nesta quinta-feira, 02, o retorno da autonomia financeira do Instituto. Segundo ele, será proposto um novo decreto retirando os valores do IPSEMG do caixa único e restabelecendo o repasse direto.
A decisão de transferência dos recursos, adotada no final do ano passado, provocou uma crise na instituição, que teve dificuldades para manter os serviços de saúde em todo o estado. Apesar dos transtornos, desde maio os pagamentos estão regularizados e a assistência à saúde tem sido restabelecida gradativamente.
Para o presidente, as conquistas são fruto do trabalho que prioriza a gestão participativa e o diálogo com as diversas categorias representativas dos públicos do Instituto. Ele destacou ainda a necessidade de repensar a cultura institucional e a complexidade de se fazer, em seis meses, tudo o que não foi feito em doze anos. “Sem ouvir ou dialogar com os beneficiários e aqueles que compõem o IPSEMG é impossível reformulá-lo. Vamos estabelecer um calendário de reuniões e montar comissões conjuntas de trabalho. Precisamos rever nossos fluxos e procedimentos internos”. Teixeira também apresentou dados que mostraram a carência de especialistas no noroeste e norte de Minas e falou da possibilidade de se estabelecer parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS), para credenciar os médicos dos municípios menores.
Durante o debate, regimentos próprios de previdência social e o plano de cargos e salários dos servidores do órgão também foram assuntos lembrados, o presidente destacou a criação de um grupo com representantes das categorias para estudo e propostas de mudanças na carreira, que já está acontecendo.
30/11
23 de outubro
24 de outubro