Dia da Saúde Ocular

Dados do Ministério da Saúde apontam que cerca de 80% das informações que recebemos são obtidas através da visão. Você sabia disso? Pois é, os olhos merecem atenção e cuidados especiais. Nesta sexta-feira (10) comemora-se o Dia da Saúde Ocular, com o objetivo de conscientizar a população da importância de se preocupar com os olhos. Cuidar da visão deve ser tornar um hábito, já que o melhor “remédio” para evitar que imprevistos aconteçam é a prevenção.

O Ministério da Saúde sugere o uso de protetores oculares sempre que houver o risco de algo atingir os olhos. Outro cuidado especial é a utilização de óculos escuros para proteger os olhos dos raios ultravioletas, além das consultas ao oftalmologista, que devem ocorrer periodicamente.

Leia, abaixo, dicas do Conselho Brasileiro de Oftalmologia que evidenciam os cuidados que devemos ter, no dia a dia, para evitar acidentes oculares:

Na cozinha: quando estiver cozinhando, deixe sempre o cabo da panela virado para dentro do fogão para evitar que ela vire em função de algum esbarrão. Mantenha a panela sempre tampada, pois o líquido quente pode respingar e causar queimaduras nos olhos.

Produtos de limpeza: mantenha produtos de limpeza longe do alcance das crianças. Evite guardá-los nas prateleiras mais baixas de armários ou sob a pia. Eles podem causar queimaduras químicas se, acidentalmente, entrarem em contato com os olhos. O mesmo se aplica a medicamentos, que não podem ser aplicados nos olhos sem prescrição médica ou em doses diferentes do que foi recomendado.

Objetos e crianças: não permita que crianças brinquem com objetos pontiagudos, como facas, garfos e tesouras com pontas, pois eles representam risco de perfuração ocular.

Plantas: cuidado com as plantas pontiagudas e espinhosas, que podem ferir os olhos. As que soltam líquido leitoso podem causar irritação se atingirem os olhos.

Cigarro: não fume próximo a crianças pequenas. Ao pegá-las no colo ou ao movimentar o braço, elas podem sofrer queimadura ocular.

Animais: oriente as crianças sobre o cuidado em suas brincadeiras com animais (eles podem bicar, arranhar ou morder a região os olhos) e ainda a lavar bem as mãos após suas brincadeiras. As fezes de alguns animais (principalmente gatos e aves) podem transmitir toxoplasmose, doença que provoca inflamação nos olhos.

Esportes aquáticos: ao praticar esportes aquáticos, use óculos de proteção: os germes e os produtos químicos presentes na água podem causar irritações e inflamações nos olhos.

Coçar os olhos: o hábito de coçar os olhos pode facilitar o aparecimento de infecções e desencadear doenças nos olhos. Por isso, evite coçá-los repetidamente e oriente as crianças sobre isso.

No carro: crianças de até 10 anos devem ser conduzidas sempre no banco traseiro. Pessoas de qualquer idade devem usar sempre o cinto de segurança: ele é capaz de evitar perfurações nos olhos, em caso de acidente.

Publicado em 10/07/2015 14:28

IPSEMG IPSEMG - Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Rodovia Papa João Paulo II, nº4001 - bairro Serra Verde - 3º e 4º andares do prédio Gerais
Belo Horizonte/MG - CEP: 31630-901
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades, Política de privacidade  Telefones de contato