Com o tema “Amamentação e trabalho - Para dar certo o compromisso é de todos”, a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) acontece entre o dia 1º até 7 de agosto. Neste ano, o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerias (IPSEMG) pode vivenciar a experiência do aleitamento materno para mulheres que trabalham e promovem a conscientização na equipe de funcionários.
É que a nutricionista Monalisa Gomes de Faria, 32 anos e mãe do Gabriel, de seis meses, retornou recentemente da licença maternidade e mesmo com a jornada de trabalho de oito horas no Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP) preconiza a saúde do filho por meio do aleitamento materno. Diariamente, a servidora separa alguns minutos entre as atividades na Unidade de Nutrição e Dietética para extrair e armazenar o leite materno, seguindo medidas de higienização, local e conservação necessárias. Além disso, 15 dias antes de seu regresso, Monalisa Gomes planejou a adaptação do filho para alimentação fora do peito e estocou leite no congelador.
Para a nutricionista são visíveis os benefícios para o filho – forte, saudável e crescendo, e também para mãe. “Sou defensora de que nos primeiros seis meses de vida, o bebê que mama no peito não precisa de nenhum outro alimento e nem de outros líquidos ou leite artificial, pois o leite materno é completo e tem tudo o que ele precisa”, declara. Com essa experiência, Monalisa Gomes acredita que a orientação para as mães durante a gestação é essencial para a prática da amamentação de forma correta e para a superação dos desafios que surgem com o ato no início.
Erika Simone Coelho Carvalho, gestora da Unidade de Nutrição e Dietética, afirma que a prática de extrair e armazenar o leite materno no local de serviço não atrapalha em nada a dinâmica da equipe, “É fácil e bem rápido, estamos felizes em poder proporcionar isso,” conta. A unidade possui alguns projetos para conscientização do aleitamento materno para os públicos internos e beneficiários.
30/11
23 de outubro
24 de outubro