Psicólogos do HGIP discutem sobre psicologia hospitalar

A equipe de psicólogos do Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP) do Instituto de Previdência do Estado de Minas Gerais (IPSEMG), realizou nesta sexta-feira (28), o I Simpósio de Psicologia Hospitalar. O evento teve como finalidade trazer para dentro da unidade experiências profissionais externas e inaugurar um ciclo de debates mensais com temas variados nessa área.

Na primeira edição do evento, cerca de 50 psicólogos, além de estudantes e servidores de outras áreas da assistência à saúde do Hospital, ouviram sobre os avanços e desafios da psicologia hospitalar; a ética desse profissional na assistência à saúde, bem como sua atuação com o paciente em cuidados paliativos.

Palestras

O psicólogo clínico e hospitalar do Hospital João XXIII, Marco Portela, ressaltou que o desenvolvimento tecnológico, o vínculo empregatício, a remuneração e a técnica versus humanização são desafios comuns para o profissional. Ele ainda ressaltou a importância das pesquisas aplicadas às práticas e experiências profissionais para a promoção de avanços na área.

Para falar sobre o acolhimento ao paciente em cuidados paliativos, a psicóloga clínica e coordenadora do curso de cuidados paliativos e psico-oncologia, Marília Aguiar, abordou o assunto por meio de pinturas artísticas que tratam da vida, morte e dor, como Frida Kahlo, Gustav Klimt e Maurits Cornelis Escher. Segundo ela, o termo que resume toda a atuação profissional neste caso é “Cuidado delicado”, da assistente social, Michele Delcaro.

Discorrendo sobre o tema: ética do psicólogo na assistência à saúde, Cláudio Rezende, psicólogo clínico, docente e coordenador do curso de psicologia da Faculdade Pitágoras, disse que o primordial é “saber seu papel dentro da instituição e como profissional, conhecer os limites para oferecer o cuidado considerando a realidade inserida, sem impor a visão de mundo pessoal e seguir os princípios do código de ética do psicólogo”.

Ao final das experiências apresentadas, a psicóloga do HGIP, Andréa Maria Coelho Rezende, mediou o debate entre os participantes e palestrantes.

Para a coordenadora do Núcleo de Psicologia do IPSEMG, Flávia Fleury, o evento celebra o Dia do Psicólogo – 27 de agosto e unifica saberes para fortalecimento da atuação profissional. “Ouvindo nossos colegas psicólogos de Belo Horizonte e demais representante de unidades hospitalares aprendemos a desenvolver novas habilidades para o atendimento ao paciente, buscando entendimento da visão de mundo que o acolhido tem”. O I Simpósio de Psicologia foi realizado em parceria com o Departamento de Educação Corporativa (DEEC) do IPSEMG.

Publicado em 28/08/2015 17:09