ALMG é favorável a indicação do presidente Hugo Vocurca

O presidente do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (IPSEMG), Hugo Vocurca, participou nesta quarta-feira (23), de arguição pública promovida pela Comissão Especial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Constituída para analisar a sua indicação para o cargo, a bancada composta pelos deputados Doutor Jean Freire (PT), Isauro Calais (PMN) e Ricardo Faria (PC DO B) foi favorável ao nome de Hugo Vocurca para a presidência do IPSEMG.

À frente de inúmeros questionamentos, o atual gestor do Instituto ressaltou que são desafios para sua gestão: otimizar os recursos buscando a melhoria e fortalecimento da Assistência à Saúde dos beneficiários, dentro do orçamento previsto, e elaborar ações para perspectivas no campo da previdência, uma vez que hoje trabalha-se com um déficit.

Com essas diretrizes, segundo Hugo Vocurca, estudos estão sendo realizados para desenhos de cenários que permitam solucionar os problemas da previdência, por meio do grupo de trabalho específico instituído pela Resolução Conjunta nº 9.404, de 2015, IPSEMG e Secretarias de Estado de Fazenda (SEF) e de Planejamento e Gestão (SEPLAG). Ele também mencionou como medida governamental, no que diz respeito ao assunto, a aprovação da previdência complementar – prevista para novos servidores facultativamente e que ganham acima do teto.

O presidente em suas respostas, ainda lembrou que dificuldades iniciais, como atrasos de pagamentos aos credenciados, foram sanadas após acordos feitos com o Governo e com o apoio do Governador às questões relacionadas ao Instituto. Ele também destacou que o IPSEMG se preocupa com ações de melhoria da carreira do servidor e que mantém um diálogo permanente com o sindicato da categoria em consonância com a política de Governo. Apesar do caminho ainda a ser percorrido, Hugo Vocurca demonstra-se otimista com relação aos desafios, “Prefiro pensar no potencial desse Instituto como política pública para o Estado e acredito no corpo de funcionários comprometido e competente que possui”, disse.

IPSEMG retoma autonomia financeira

Durante a sabatina, o gestor anunciou a publicação do Decreto 46.836, de 2015 (22/09), que altera a disposição das atividades de administração financeira do Estado, no que se refere aos recursos descontados dos beneficiários do IPSEMG, contribuindo para autonomia financeira do Instituto em relação ao caixa único. Desde novembro de 2014, as contribuições dos servidores para a Assistência à Saúde estavam indo para a Secretaria de Fazenda e dependiam de liberação para seu uso. A partir de agora, o recurso arrecadado do servidor vai direto para o caixa do IPSEMG, o que permite maior autonomia e liberdade para o pagamento dos credenciados.

Presidente do IPSEMG

Hugo Vocurca Teixeira, presidente do IPSEMG desde janeiro de 2015, é graduado em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC) e especialista em Gestão de Saúde, pela PUC e em Farmacoeconomia, na Espanha. Nos últimos anos, trabalhou como consultor da Organização das Nações Unidas para a Educação e ocupou importantes cargos na administração pública municipal de Belo Horizonte. Foi diretor executivo do Instituto de Arte Contemporânea Inhotim e é autor de artigos sobre saúde pública.


 

Fotos: Ricardo Barbosa/ALMG

Publicado em 23/09/2015 14:31

IPSEMG IPSEMG - Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Rodovia Papa João Paulo II, nº4001 - bairro Serra Verde - 3º e 4º andares do prédio Gerais
Belo Horizonte/MG - CEP: 31630-901
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades, Política de privacidade  Telefones de contato