Neste domingo, 27 de setembro, é comemorado o Dia Nacional de Doação de Órgãos. A data tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância desta ação, que pode melhorar a vida de pessoas que dependem de um transplante.
Nos dias 24 e 25 de setembro, a Educação Permanente, em parceria com a CIHDOTT (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante) do Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP) realizou uma palestra sobre o tema para os profissionais de saúde do Hospital.
As psicólogas Fernanda Paizante Santos e Eliane Gonçalves Dias, funcionárias do MG Transplantes encarregadas acompanhar as CIHDOTT’s e abordar a família de potenciais doadores, ministraram uma palestra para os profissionais da saúde do HGIP que aprofundou sobre questões da doação de órgãos e de que maneira os profissionais da saúde podem auxiliar na captação de potenciais doadores.
Segundo Fernanda, a comunicação do óbito com diagnóstico de morte encefálica à Comissão é a atitude mais adequada, já que ela é composta por profissionais preparados para darem apoio às atividades do MG Transplantes. Somente os familiares podem autorizar a doação, por isso, é importante que o doador comunique sua vontade a um parente mais próximo, para que seu desejo seja realizado.
Sobre a CIHDOTT
É o setor responsável pela busca ativa de potenciais doadores de órgãos. A ocorrência de óbito ou suspeita de morte encefálica deve ser comunicada ao telefone 9177-2325 ou 32372550, para que os profissionais possam viabilizar o sonho daqueles que lutam por uma chance a mais de viver por meio da doação de órgãos.
A CIHDOTT funciona de segunda a sexta-feira, de 7h as 19h. Ocorrências no horário noturno (19h/7h), finais de semana e feriados, devem ser informadas diretamente ao MG Transplante no número 0800 283 7183.
30/11
23 de outubro
24 de outubro