Estilo de vida saudável na prevenção de doenças

Com uma previsão de acometer mais de 57 mil mulheres neste ano de 2015 somente no Brasil, o câncer de mama é o principal alvo da campanha “Outubro Rosa”.  O número é do Instituto Nacional do Câncer (INCA) e segundo previsões do próprio instituto, irá superar em 25% o número de casos registrados no ano passado. As mulheres são a maioria dos beneficiários do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (IPSEMG) e o alvo de ações de promoção à saúde como a palestra realizada pelo doutor e coordenador do Serviço de Mastologia do instituto, Alexandre de Almeida Barra, nesta segunda-feira, na Plenária do nono andar do prédio Gerais da Cidade Administrativa.

Ao abordar o tema ”Saúde da Mulher”, o especialista destacou os cânceres rastreáveis, como o de mama e o de colo do útero também identificado como cervical. Segundo ele, na atualidade é importante observar, além do gênero, o estilo de vida da pessoa para dizer se faz ou não parte do grupo de risco. A falta de atividade física regular é um dos fatores que predispõe a pessoa ao desenvolvimento de alguma patologia. “Estudos científicos afirmam que a melhor prevenção para mais de 25% das doenças é atividade física. Então, o estilo de vida de uma pessoa irá influir principalmente, se ela estiver nos chamados grupos de riscos para certas doenças. Hoje, é preciso incluir a obesidade e o sedentarismo, que são fatores comportamentais e ambientais, entre os fatores que aumentam a incidência do aparecimento de cânceres de mama e de colo do útero. Porém, não se pode esquecer daqueles fatores que são notoriamente conhecidos e divulgados pelos pesquisadores que são: idade, acúmulo de hormônios, história reprodutiva e fatores genéticos ou hereditários”.
Alexandre Barra enfoca que o estilo de vida adotado pelas mulheres modernas como a ingestão de bebidas alcoólicas, sedentarismo e o estresse do dia a dia, estão hoje diretamente relacionados ao aumento da incidência dessas doenças.

Sobre o câncer de colo do útero, também segundo dados do INCA, é terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Porém, por ser rastreável, a possibilidade de ser detectado precocemente torna maior a chance de cura. O INCA prevê a ocorrência de mais de 15 mil casos no país somente em 2015.
Durante a palestra, o especialista também abordou temas como doenças sexualmente transmissíveis, planejamento familiar, HIV e osteoporose, reforçando sempre a importância da mudança do estilo de vida com dieta balanceada e atividade física na prevenção primária de várias doenças. As cerca de 40 participantes também tiveram a chance de fazer perguntas e esclarecer dúvidas sobre o assunto.

Presente na plateia, Leila Santos, enfermeira da Secretaria de Estado de Saúde (SES) disse que foi muito bom ouvir a palestra do mastologista. “Gostei da forma como o médico abordou o assunto, enfatizando a importância do estilo de vida na prevenção do câncer”.  Outra que elogiou foi Maria Helena, funcionária da Prodemge. Ela disse que considerou a palestra muito boa, objetiva e prática. “Embora eu não tenha caso de câncer na minha família, gosto sempre de ter informações para, quem sabe até poder ajudar outras pessoas que conheço”.

Grupo de Apoio

Aqueles que se interessarem também podem participar dos encontros do Grupo Aconchego, de apoio a pacientes com câncer de mama e de colo do útero e a familiares. A finalidade do grupo que é formado por uma equipe multidisciplinar, composta por mastologista, fisioterapeuta, assistente social, psicólogo e enfermeira, é fornecer às pacientes e aos familiares informações sobre a doença, permitir a troca de experiências e promover a busca por melhores formas de enfrentar os problemas decorrentes da patologia, bem como os desafios do tratamento. Qualidade de vida, melhora da autoestima e a conservação da sociabilidade são assuntos sempre em pauta nos encontros.

As reuniões ocorrem quinzenalmente, às segundas-feiras no Centro de Espacialidades Médicas do IPSEMG – Rua Domingos Vieira, 488, - Santa Efigênia. Mais informações podem ser obtidas, de segunda a sexta-feira, em horário comercial pelo telefone do Núcleo de Promoção da Saúde (31) 3247-3349.


 

Publicado em 19/10/2015 15:25

IPSEMG IPSEMG - Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Rodovia Papa João Paulo II, nº4001 - bairro Serra Verde - 3º e 4º andares do prédio Gerais
Belo Horizonte/MG - CEP: 31630-901
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades, Política de privacidade  Telefones de contato