Itajubá: 43 anos do posto regional

O Posto Regional do IPSEMG em Itajubá, completa nesta sexta-feira, 23 de outubro, 43 anos de funcionamento na cidade. Em 2014, segundo dados do IBGE, a população local era de cerca de 95.500 habitantes.
Atualmente a rede credenciada no município é composta por 17 clínicas, sendo uma especificamente para a área de odontologia, três laboratórios, 19 médicos de várias especialidades, seis dentistas e dois hospitais para atender os 3.492 são beneficiários do plano de Assistência à Saúde do IPSEMG.

Curiosidades:

O nome “Itagybá”, que na língua indígena significa, “rio das pedras que do alto caem”, ou  “cascata”, foi dado em alusão à cachoeira existente na região. Por lamentável confusão com a palavra itajubá (com a tônica no – jú), muita gente acredita que Itajubá significa pedra amarela.
O povoamento, de origem europeia, da região de Itajubá começou em fins do século XVII, quando Borba Gato e outros bandeirantes descobriram ouro na região. O apetite dos bandeirantes por ouro, pedras preciosas e escravos índios levou à formação de diversos povoados no sul do atual estado de Minas Gerais.

Publicado em 23/10/2015 09:13