Residência Médica do IPSEMG é pioneira na formação de geriatras

O programa de residência médica do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (IPSEMG), que está com processo seletivo em andamento, é um dos mais tradicionais do estado. Referência na qualificação e treinamento de especialista em diversas áreas, o Ipsemg é pioneiro, no Brasil, na formação de geriatras.

Ao todo, o programa forma especialistas em 27 áreas médicas. Hoje, os 173 residentes matriculados exercem suas atividades, no Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP) e no Centro de Especialidades Médicas, em Belo Horizonte.

“A presença de médicos residentes é de fundamental importância para o bom funcionamento do hospital. Eles participam de forma ativa, atendendo às intercorrências, cobrando exames complementares, o que agiliza as altas hospitalares”, afirma o médico Sérgio Schusterschitz, coordenador do programa de residência,.

O programa de residência médica do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), que está com processo seletivo em andamento, é um dos mais tradicionais do estado. Referência na qualificação e treinamento de especialista em diversas áreas, o Ipsemg é pioneiro, no Brasil, na formação de geriatras.

Ao todo, o programa forma especialistas em 27 áreas médicas. Hoje, os 173 residentes matriculados exercem suas atividades, no Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP) e no Centro de Especialidades Médicas, em Belo Horizonte.

“A presença de médicos residentes é de fundamental importância para o bom funcionamento do hospital. Eles participam de forma ativa, atendendo às intercorrências, cobrando exames complementares, o que agiliza as altas hospitalares”, afirma o médico Sérgio Schusterschitz, coordenador do programa de residência,.

 Além de contribuir para a formação dos residentes, o programa também promove ganho científico e melhoria da qualidade dos procedimentos médicos. “A responsabilidade com os residentes obriga e motiva os preceptores a estarem sempre atualizados”, ressalta Schusterschitz.

Referência nacional

Reconhecida nacionalmente por seu pioneirismo no cuidado especializado com idoso dentro do Hospital Governador Israel Pinheiro, a unidade de geriatria do Ipsemg foi inaugurada em 1988. Em 1993, a residência médica do setor foi credenciada pelo MEC, tornando-se pioneira no país na formação de geriatras.

O programa atende pacientes acima de 65 anos que são internados no serviço de geriatria e faz parte do sistema de interconsultas em diversas especialidades, como cirurgia geral, vascular, psiquiatria, neurologia e gastroenterologia.

Os idosos com fratura de fêmur, das enfermarias geriátricas e ortopédicas, também são acompanhados desde o pré-operatório até a alta hospitalar.

Outra atividade do médico residente é fazer o acompanhamento ambulatorial dos pacientes no Centro de Especialidades Médicas e atendimentos supervisionados no Serviço Médico de Urgência.

Destaque científico

“Esse pioneirismo se tornou um diferencial, contribuindo para a melhoria da atenção ao idoso no pais”, afirma o médico Ulisses Gabriel da Cunha. coordenador do serviço de geriatria,

As atividades no setor de geriatria possibilitaram a realização e publicação de diversos trabalhos de pesquisas em periódicos médicos nacionais e estrangeiros, assim como a elaboração de três livros.

Entre as publicações estão “Sinais e Sintomas em Geriatria”, já na segunda edição e com a terceira programada para ser lançada em 2016; “Atlas de Geriatria” ( “Atlas of Geriatrics”), inédito no mundo; e “Abordagem Multidisciplinar do Paciente Geriátrico”.

Outro fruto de pesquisas do setor de geriatria do HGIP é o livro  “Casos Clínicos em Geriatria”, que  será publicado no próximo ano.

Geriatra para outros estados

A médica Carmem Carvalho veio do interior do Ceará para Belo Horizonte, há quase dois anos, fazer residência em geriatria no HGIP. Ela disse que escolheu o serviço do hospital por causa da referência que a geriatria do HGIP possui em nível nacional.

“É um aprendizado importante para o meu aperfeiçoamento e formação”, ressalta a futura geriatra, que pretende retornar à cidade natal para exercer a carreira médica.  “Vou levar esses conhecimentos para minha região, que é tão carente de geriatras”, afirma Carmem, salientando que o cuidado com o idoso sempre combinou com o seu perfil profissional.

Processo seletivo

O processo seletivo de residência médica do HGIP é um dos mais concorridos.  O concurso que está em andamento oferece, este ano, 80 vagas nas 27 especialidades. O número de inscritos ainda não foi computado, mas o coordenador do setor acredita que deve ficar na média dos anos anteriores: em torno de 3,5 mil candidatos. As áreas mais disputadas são anestesia, cirurgia geral, clínica médica e oftalmologia.

O resultado da primeira etapa deve sair no dia 26 de novembro e o resultado final no dia 26 de janeiro.

HGIP

O Hospital Governador Israel Pinenheiro(HGIP), principal local de trabalho dos residentes médicos, presta assistência à saúde dos servidores públicos estaduais e seus dependentes. Inaugurado em 1971, o hospital possui 390 leitos e tem uma média de 12 mil internações por ano.

Matéria produzida pela Superintendência de Imprensa/Subsecom.
Publicada no site de notícias Agência Minas

Publicado em 23/10/2015 13:34

IPSEMG IPSEMG - Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Rodovia Papa João Paulo II, nº4001 - bairro Serra Verde - 3º e 4º andares do prédio Gerais
Belo Horizonte/MG - CEP: 31630-901
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades, Política de privacidade  Telefones de contato