Com o tema reorganização e valorização, o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas (IPSEMG) foi homenageado pelos seus 103 anos de existência e base de estudo para propostas de melhoria, nesta quinta-feita (26), durante Fórum Técnico realizado pela Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG).
O evento aberto para os servidores públicos e comunidade contou com exposições do presidente do Instituto Hugo Vocurca, o assessor chefe de Políticas e Regulação em Saúde (Apres) Cristiano Gonzaga da Matta Machado, o secretário de Planejamento e Gestão (SEPLAG) Helvécio Magalhães, o deputado Rogério Correia - presidente do Fórum, outros parlamentares, o ex-presidente do Instituto, João Diniz Pinto Júnior e representantes de diversos sindicatos.
"Sempre é bom ouvir o passado, o que já foi desenvolvido e conquistado, ainda mais a partir de uma história sólida que é o IPSEMG para se pensar no futuro", parabenizou o atual presidente, Hugo Vocurca. "Assim como o Governo de Minas, o Instituto está aberto ao diálogo seja com os sindicatos, seja com o conselho de beneficiários e colaboradores," reforçou.
A primeira parte do Fórum foi dedica às apresentações da realidade previdenciária do Estado e estrutural ocorrida ao longo dos anos, das pontuações sobre a cobertura da rede assistencial e reivindicações demandadas pelas categorias e beneficiários. O destaque desse momento foi a divulgação da nova proposta de atenção primária a ser incorporada ao modelo assistencial vigente - Projeto Atenção Primária em Saúde (APS).
Ainda em estruturação, o programa prevê que os servidores públicos e seus familiares sejam assistidos por uma equipe de referência, próximo de suas residências com o foco na prevenção e promoção da saúde. Com consultas não coparticipadas, o atendimento inicial será realizado por um médico generalista e enfermeiros. Uma vez inserido no ambiente da APS, o beneficiário contará com apoio e acompanhamento da equipe de referência para desdobramentos e continuidade do tratamento.
"O Fórum Técnico é a oportunidade de homenagear e valorizar uma instituição como IPSEMG e discutir novas ideias para seu crescimento," disse o presidente Rogério Correia. Com essa diretriz, na segunda parte, os presentes se dividiram em três grupos: grupo 1 - previdência; grupo 2 - saúde e assistência e grupo 3 - gerenciamento democrático, para discutir e consolidar propostas.
O término do evento será nesta sexta-feira (27) com uma plenária final, quando os resultados dos trabalhos realizados pelos grupos deverão ser encaminhadas ao Governo e à diretoria do IPSEMG para apreciação e consequente melhoria da instituição.
Além do presidente do IPSEMG, Hugo Vocurca, e do assessor chefe da Apres, Cristiano Matta Machado, também participam do evento, o vice-presidente, Edvalth Rodrigues Pereira, a chefe de gabinete, Hilda Mesquita Zschaber, o diretor de Previdência, Marcus Vinicius de Souza, diretora de Planejamento, Gestão e Finanças, Maria Cristina da Paixão, a diretora de Saúde, Susana Maria Moreira Rates e demais colaboradores do Instituto.
30/11
23 de outubro
24 de outubro