IPSEMG faz balanço do primeiro ano de gestão

Ao longo do primeiro ano desta gestão, o Instituto de Previdência do Estado de Minas Gerais (IPSEMG) buscou no diálogo permanente com os diversos públicos do Instituto, dar continuidade e aprimoramento aos serviços prestados pela autarquia, mas também equalizar as contas e vencer, com apoio do Governo de Minas, os desafios financeiros deixados pela última gestão.

Além do espaço na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), com fórum técnico, encontros periódicos com os sindicatos aproximaram demandas do funcionalismo com a gestão atual. Tais reuniões resultaram na publicação da Lei nº 21.726, de 20 de julho, que garante o abono salarial para as carreiras de auxiliar, analista, técnico e médico de Seguridade Social; reajuste no valor do vale-alimentação e a formulação de um grupo de trabalho com representantes do IPSEMG, Seplag e SISIPSEMG para o estudo de propostas de desenvolvimento das carreiras da instituição.

“Uma grande vitória em 2015 foi o retorno da autonomia financeira do Instituto,” explica o presidente do IPSEMG Hugo Vocurca. Um Decreto do último Governo, em novembro de 2014, determinou o depósito de todos os recursos do Instituto no caixa único do Estado ocasionando atrasos nos pagamentos a fornecedores e prestadores de serviços de saúde, o que gerou suspensão de atendimento aos beneficiários por parte de alguns hospitais e clínicas em várias regiões. “O Governo solucionou o problema com a publicação do Decreto nº 46.836/2015, determinando a volta dos recursos arrecadados para a conta do IPSEMG, o que permitiu autonomia e agilidade para o pagamento de suas despesas,” completou.

Nesta gestão, o trabalho tempestivo da Procuradoria teve papel preponderante para economia de recursos e garantia dos direitos da instituição, entre elas destacaram-se as decisões judiciais favoráveis obtidas, sendo uma delas o recebimento de débitos de uma empresa que explorava um estacionamento que fica na Praça Sete de Belo Horizonte e é de propriedade do Instituto. Outra importante conquista foi a decisão que obrigou o hospital Santa Catarina de Uberlândia a cumprir o contrato de prestação de serviços retornando os atendimentos aos beneficiários.

Proximidade

Outras ações foram implementadas para possibilitar mais proximidade com servidores, dependentes e o público em geral, como a criação IPSEMG Online – fanpage do Facebook onde o usuário conta com conteúdo diversificado que engloba serviços, notícias, dicas de saúde, de cultura, além de campanhas de variados temas.

O elo de comunicação também foi fortalecido com os coordenadores das 57 unidades regionais do IPSEMG espalhadas em Minas Gerais. Em julho, o I Encontro Regionais, realizado em Belo Horizonte teve como objetivo conhecer as principais carências e especificidades de cada região do estado e consolidar compromissos firmados para com servidores e beneficiários.

Novos parceiros também foram agregados às ações de relacionamento com o público do IPSEMG. As Superintendências Regionais de Ensino (SREs) da Secretaria de Estado de Educação (SEE) e a Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig) foram as primeiras instituições a participarem das atividades do projeto “Conectando com os nossos beneficiários". Desenvolvido pela Central de Relacionamento com o Beneficiário (CRB), a ação tem por finalidade ampliar o acesso dos usuários às informações sobre os serviços prestados pelo Instituto. 

Assistência à Saúde

A rede assistencial é constantemente analisada e revisada, com o objetivo de identificar a necessidade de contratação, ampliação ou remanejamento de serviços. Com isso, as cidades de Barbacena, Bom Despacho, Itamarandiba, João Monlevade, João Pinheiro, Miraí, Montes Claros, Santa Rita do Sapucaí, São Lourenço e Sete Lagoas foram contempladas com unidades hospitalares, já outros municípios tiveram demais estabelecimentos e profissionais inseridos no catálogo.

Para o desenvolvimento dos serviços próprios a Diretoria de Saúde trabalhou com uma nova estrutura e também novos servidores. Foram implementadas câmeras de segurança no Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP) visando o cuidado e proteção dos usuários que tiveram o horário de visitas ampliado. O MV Soul, sistema de gestão hospitalar, passou auxiliar as informações no HGIP, assim como um moderno sistema informatizado foi atualizado para acesso aos resultados de exames do Laboratório da unidade.

 Para os colaboradores que buscam um meio de transporte mais sustentável, o Hospital ganhou um bicicletário. Os andares da Maternidade e Pediatria contam com um ambiente mais acolhedor e alegre a partir de agora. É que eles foram presenteados com decorações personalizadas de adesivo e grafite da artista do Bolinho, respectivamente. Uma cafeteria no Centro de Especialidade Médicas (CEM) oferece tranquilidade para as refeições dos beneficiários e servidores. O refeitório da unidade conta também com a sonorização ambiente para o bem estar do servidor.

Referência

Uma instituição centenária como o IPSEMG, o conhecimento promovido internamente se consolida em crescimento profissional e organizacional. Dessa forma o ensino, o compartilhamento do saber e a promoção da saúde marcaram o calendário de eventos durante o ano. Entre os inúmeros Simpósios, Jornadas e Ciclos de Debates realizados nas diversas especialidades, acadêmicos e colaboradores desenvolveram e apresentaram resultados positivos de pesquisas realizadas nas unidades da instituição (Nutridia, Especialização em Segurança do Paciente, linhas de cuidados, etc.) e servidores garantiram pela 3ª vez a certificação de melhores práticas na prevenção de lesões de pele, categoria diamante.

Nesta mesma perspectiva de promoção de conhecimento, beneficiários se envolveram nas ações e campanhas Núcleo de Promoção da Saúde e aproveitaram as dicas de palestras e oficinas sobre diabetes, hipertensão, hábitos alimentares, Outubro Rosa, Saúde do Homem, curso gestante, entre outros.

Pensando em comodidade e agilidade para os pensionistas, no site do IPSEMG (www.ipsemg.mg.gov.br) disponibilizou a consulta do contracheque de forma on-line, bastando cadastrar uma senha, o serviço entrou no ar em junho.

“Para 2016, o Instituto estuda uma nova proposta para a saúde de seus beneficiários que incorpora a atenção primária de forma regular ao modelo assistencial vigente - Projeto Atenção Primária em Saúde (APS). Com essa ação, o Instituto espera prevenir aos usuários dos serviços médicos o agravamento de doenças por meio do acesso à atenção básica. Além de continuar buscando a melhoria da rede assistencial,” anuncia Hugo Vocurca.

 

 


 

Publicado em 18/01/2016 15:05

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