Humor para falar de preconceito e superação

De forma bem humorada, o comediante Geraldo Magela, o Ceguinho, abordou nesta quarta-feira (23/03) os temas preconceito e superação no Centro de Estudos do Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP), em Belo Horizonte. A palestra ministrada para 60 colaboradores foi recheada de risadas e ensinamentos de como lidar com os desafios do dia-a-dia.

O humorista contou passagens de sua vida que fizeram aprender com a deficiência visual, mas, principalmente, entender que a vida não é limitada, “não podemos desistir de alcançar nossos objetivos. O tropeção te joga para frente e é assim que devemos encarar as dificuldades”, sugeriu Geraldo Magela.

Com 58 anos de idade e 25 de carreira, o Ceguinho contou que sua trilha artística começou no rádio. Como ouvinte, ganhou um concurso em um programa do Aldair Pinto e lá teve a oportunidade de fazer algumas imitações. Desta forma, conquistou um espaço no programa e em seguida, passou a fazer parte da grade de programação da rádio. “No início da minha vida não pensei que seria radialista, nem humorista. Por ser cego, sofri com preconceito das pessoas desde criança, mesmo sendo mais conhecido hoje, ainda sofro alguma discriminação, mas não me deixo levar pelo comportamento das outras pessoas,” acrescentou.

Grato por suas experiências, Magela revelou que os problemas em sua trajetória foram enfrentados com trabalho, força e acreditando no próprio potencial.

O evento faz parte da programação semanal da Clínica Psiquiátrica e por ser uma semana de Páscoa, o convidado também foi especial. O coordenador da Clínica Psiquiátrica, Fábio Rocha, explicou que o tema é propício, pois pacientes graves da psiquiatria sofrem muito preconceito no dia-a-dia e assim um assunto a ser discutido. Neide Rocha, colaboradora da área assistencial do HGIP, curtiu bastante a palestra: “é um incentivo para nossa vida a história do Geraldo Magela, ouvi-lo falar nos faz aprender mais sobre como lidar com o outro e a vida”.

Dr. Fábio Rocha, Geraldo Magela (O Ceguinho) e Dr. Alan.

Publicado em 23/03/2016 16:46