Ações voluntárias para a saúde

Solidariedade e alegria também são remédios para quem está em tratamento hospitalar. Com base nisso, nesta semana, profissionais da assistência, no Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP) e voluntários de diferentes profissões protagonizaram um dia especial de cuidados aos pacientes da Quimioterapia e da Pediatria.

A campanha Além do Espelho, promovida pela equipe de Humanização do hospital, cujo objetivo é a valorização da imagem feminina, em comemoração ao mês das mulheres em março, distribuiu lenços e bandanas às pacientes em tratamento de câncer. Além disso, outras ações como oficina de maquiagem, relaxamento e palestra também foram realizadas. A enfermeira da equipe, Luciana Monteiro conta que as ações foram viabilizadas graças à solidariedade de voluntários que atenderam aos pedidos de doação. “A equipe de Humanização recebeu mais de uma centena de lenços e bandanas”, disse. Pacientes, acompanhantes e funcionárias também desfrutaram de um dia beleza com maquiagens feitas por profissionais de uma empresa de cosmético que também foi voluntária. Luciana ainda lembra que os lenços arrecadados que sobraram ficarão na Quimioterapia para serem doados e quem quiser pode solicitar na coordenação da unidade.

Brincadeiras, estórias e palhaçada foram os ingredientes utilizados pelo grupo de voluntários Família Corações Amigos para fazer a alegria das crianças internadas na Pediatria. Caracterizados como palhaços e bonecas, o grupo formado por enfermeiros do hospital e por profissionais de áreas diversas doam parte do tempo para amenizar a ansiedade e a angústia de quem é tirado de sua rotina familiar.

Alexandre Saraiva é corretor de imóveis e faz trabalho voluntário há dois anos em hospitais e asilos. Para isso, ele se transforma em palhaço Leleco, personagem criado com o intuito de divertir as pessoas. “É um prazer, uma satisfação enorme ver o sorriso do próximo. Ajuda mais a mim do que a eles”, ponderou.

As enfermeiras Ilma Natália e Marinez Ferreira, responsáveis pelo trabalho destacam que as atividades humanizam o atendimento e auxiliam na recuperação da saúde dos pequenos e até dos não tão pequenos como a adolescente Kênia José Luiz, 17 anos, de Paracatu, cidade do Noroeste de Minas. Impossibilitada de se juntar ao demais pacientes na brinquedoteca, no mesmo andar da unidade, ela recebeu as vistas, na enfermaria, da boneca Paty, dos Palhaços Buneka e Leleco. A mãe da adolescente, Cleuza Maria de Castro que acompanha a filha já há três meses no hospital, diz considerar essa ação benéfica.


 

 

Publicado em 01/04/2016 14:18

IPSEMG IPSEMG - Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Rodovia Papa João Paulo II, nº4001 - bairro Serra Verde - 3º e 4º andares do prédio Gerais
Belo Horizonte/MG - CEP: 31630-901
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades, Política de privacidade  Telefones de contato