Gestão participativa

Acompanhando as diretrizes deste governo, a gestão participativa tem sido a marca da atual administração do IPSEMG. Na última sexta-feira (29/04), gestores do Instituto estiveram reunidos durante a manhã e início da tarde com o Conselho de Beneficiários recebendo demandas apresentadas por representantes das Câmaras Regionais, bem como deliberando, principalmente sobre a assistência à saúde nos serviços próprios e credenciados, de diversas regiões do estado.

Na oportunidade, dando continuidade a uma gestão transparente, a administração expôs aos conselheiros resultados e projetos do IPSEMG. A diretora de Planejamento, Gestão e Finanças, Cristina Paixão, demonstrou as receitas e as despesas do primeiro trimestre deste ano.

O assessor-chefe de políticas e regulação em saúde, Cristiano Gonzaga da Matta Machado, além de responder vários questionamentos trazidos pelos beneficiários, também informou sobre a evolução da assistência à saúde. Sobre a rede assistencial de Uberlândia, o assessor citou que foram credenciados oito novos prestadores e estão tramitando dois outros processos para incrementar a rede. Ele explanou ainda as dificuldades vivenciadas naquela região, sendo a principal delas a falta de um hospital que atenda os beneficiários do Instituto. Os conselheiros da região tiveram a oportunidade de conhecerem o status das solicitações de credenciamentos encaminhadas às unidades hospitalares do município.

Referente ao Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP), o hospital próprio na capital, as queixas apresentadas referem-se à estrutura física, manutenção preventiva dos equipamentos e falta de material médico. A diretora de saúde, Susana Rates, informou que o Instituto fez parceria com o Departamento de Obras Públicas (Deop-MG) para modernizar os elevadores; contratou técnicos para melhorar a manutenção dos equipamentos, sendo mais de 90% deles já revisados; realizará obras para ampliação da área física do Serviço Médico de Urgência (SMU), com previsão de ser concluída até junho deste ano.

Ao final da reunião o presidente do IPSEMG, Hugo Vocurca Teixeira, falou sobre a importância da participação do Conselho de Beneficiários e suas Câmaras Regionais na gestão. “O IPSEMG é dos beneficiários e nós tratamos sempre com maior respeito suas demandas”, ressaltou.

A próxima reunião deverá acontecer no final de maio, quando os questionamentos que não puderam ser tratados na reunião de hoje por falta de tempo voltarão à pauta.

Conselho de Beneficiários

O Conselho de Beneficiários é um órgão colegiado dentro da estrutura do IPSEMG formado por representantes de servidores de todos os poderes do Estado.

Publicado em 02/05/2016 14:52