Ao longo desta semana, colaboradores do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (IPSEMG), lotados no Hospital Govenador Israel Pinheiro (HGIP), em Belo Horizonte, celebraram a 31ª Semana da Enfermagem em meio a palestras, debates, atividades culturais e cuidados com o corpo. A programação acompanhou o calendário oficial da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) que em 2016 aborda o tema: construção histórica e política.
“Este ano, buscamos resgatar os fatos marcantes da trajetória da especialidade a fim de levar os profissionais a refletirem sobre a evolução prática e dos recursos, e o quanto ainda podemos melhorar”, ressaltou a coordenadora da Educação Permanente e responsável pelo evento, Claudette Oliveira Alexandrino.
Com um vasto cronograma de ações, a Semana da Enfermagem teve início com o culto ecumênico realizado pelo padre Walcik e pastor Vinícius Zulato que trouxeram aos presentes uma palavra de gratidão e esperança. Ao fim da cerimônia, as mães foram homenageadas por seus filhos. Neste mesmo dia, a apresentação musical da acadêmica Ladyany Soares Silva (violino) acompanhada de Lucas Silva (violão), no hall do hospital, brindou o ambiente com suavidade e alegria.
Palestras
Entre os palestrantes convidados que estiveram compartilhando o conhecimento participaram: a doutora em História pela Universidade Federal Fluminense, Rita de Cássia Marques; o doutor em Bioética pela Universidade São Camilo, Júlio César Batista Santana; o representante do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-MG), Gustavo Adolfo Arantes; a doutora em Ciências pela Escola de Enfermagem pela USP, Lilian Machado Torres; a doutoranda em Enfermagem e ex-servidora do IPSEMG, Lúcia Maciel; e a coaching Marcelle Morais Mendes.
Os enfermeiros e acadêmicos também participaram de mesas redondas conduzidas pela mestre em Enfermagem, Jaqueline Barata, e a enfermeira Silvana Lage. Antigos acadêmicos que passaram pela Educação Permanente do HGIP também estiveram no evento apresentando relatos de suas trajetórias.
Resgate
Durante toda a semana, os colaboradores puderam visitar o acervo histórico organizado na entrada do auditório. Lá, foram expostos diversos materiais antigos que resgatam a história do hospital e da assistência à saúde prestada ao longo dos anos. O espaço contou com a presença de um manequim de Florence Nightingale, fundadora da Enfermagem moderna. Outra atividade permanente foi o Espaço Vivências, sala que ficou exibindo vídeos com depoimentos dos profissionais do Instituo que contaram um pouco de suas experiências e na instituição.
Homenagem
O evento, que também comemora o dia do Enfermeiro, 12 de maio, contou com uma homenagem especial para uma colaboradora do hospital: Renata Gazzinelli. A servidora que esta prestes a aposentar-se foi parabenizada pelos colegas por seus 32 anos de IPSEMG. A despedida contou com a presença do filho e da mãe da enfermeira e também de um vídeo com alguns momentos entre as equipes e amigos do CTI adulto, Geriatria, Pneumonia, gerência e movimentação interna.
Publicado em 13/05/2016 08:00
30/11
23 de outubro
24 de outubro