31ª Semana da Enfermagem do IPSEMG

Ao longo desta semana, colaboradores do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (IPSEMG), lotados no Hospital Govenador Israel Pinheiro (HGIP), em Belo Horizonte, celebraram a 31ª Semana da Enfermagem em meio a palestras, debates, atividades culturais e cuidados com o corpo. A programação acompanhou o calendário oficial da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) que em 2016 aborda o tema: construção histórica e política.

“Este ano, buscamos resgatar os fatos marcantes da trajetória da especialidade a fim de levar os profissionais a refletirem sobre a evolução prática e dos recursos, e o quanto ainda podemos melhorar”, ressaltou a coordenadora da Educação Permanente e responsável pelo evento, Claudette Oliveira Alexandrino.

Com um vasto cronograma de ações, a Semana da Enfermagem teve início com o culto ecumênico realizado pelo padre Walcik e pastor Vinícius Zulato que trouxeram aos presentes uma palavra de gratidão e esperança. Ao fim da cerimônia, as mães foram homenageadas por seus filhos. Neste mesmo dia, a apresentação musical da acadêmica Ladyany Soares Silva (violino) acompanhada de Lucas Silva (violão), no hall do hospital, brindou o ambiente com suavidade e alegria.

Palestras

Entre os palestrantes convidados que estiveram compartilhando o conhecimento participaram: a doutora em História pela Universidade Federal Fluminense, Rita de Cássia Marques; o doutor em Bioética pela Universidade São Camilo, Júlio César Batista Santana; o representante do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-MG), Gustavo Adolfo Arantes; a doutora em Ciências pela Escola de Enfermagem pela USP, Lilian Machado Torres; a doutoranda em Enfermagem e ex-servidora do IPSEMG, Lúcia Maciel; e a coaching Marcelle Morais Mendes.

Os enfermeiros e acadêmicos também participaram de mesas redondas conduzidas pela mestre em Enfermagem, Jaqueline Barata, e a enfermeira Silvana Lage. Antigos acadêmicos que passaram pela Educação Permanente do HGIP também estiveram no evento apresentando relatos de suas trajetórias.

Resgate

Durante toda a semana, os colaboradores puderam visitar o acervo histórico organizado na entrada do auditório. Lá, foram expostos diversos materiais antigos que resgatam a história do hospital e da assistência à saúde prestada ao longo dos anos. O espaço contou com a presença de um manequim de Florence Nightingale, fundadora da Enfermagem moderna. Outra atividade permanente foi o Espaço Vivências, sala que ficou exibindo vídeos com depoimentos dos profissionais do Instituo que contaram um pouco de suas experiências e na instituição.

Homenagem

O evento, que também comemora o dia do Enfermeiro, 12 de maio, contou com uma homenagem especial para uma colaboradora do hospital: Renata Gazzinelli. A servidora que esta prestes a aposentar-se foi parabenizada pelos colegas por seus 32 anos de IPSEMG. A despedida contou com a presença do filho e da mãe da enfermeira e também de um vídeo com alguns momentos entre as equipes e amigos do CTI adulto, Geriatria, Pneumonia, gerência e movimentação interna.

Publicado em 13/05/2016 08:00