Feriado municipal em Formiga

Nesta segunda-feira, 6, não haverá expediente na agência regional em Formiga, região Oeste de Minas, devido à comemoração dos 157 anos da cidade.

Segundo a tradição popular, o nome da cidade surgiu graças à denominação dada ao rio que a corta. Conta que um grupo de tropeiros passando pelo caminho, resolve fazer paragem à beira do rio. Durante a noite, seu carregamento de açúcar é atacado por formigas. Dado esse episódio, resolveram nomear o rio de Rio Formiga.

A origem do nome também é atribuída a Inácio Correia Pamplona, que equiparou os penedos da região, aos Ilhéus das Formigas, nos Açores.

A versão histórica mais aceitável, é que a origem do nome da cidade é proveniente dos índios e escravos fugidos que passavam pelo local. Considerando que a Picada de Tamandua a Pium-í visava a redução do caminho, é de se pensar que havia trânsito constante também de índios e escravos fugidos pelo caminho. Foram estes então, que deram nome ao rio que, posteriormente, deu nome ao povoado que se ergueu.

Em 6 de junho de 1858, por meio da Lei provincial 880, Vila Nova de Formiga é elevada a município, com o nome de Formiga. Wenceslau Alves Belo era então presidente do município.

Publicado em 03/06/2016 07:00