Tabaco: afaste esta ideia

Organizado pela equipe da Promoção de Saúde do IPSEMG, o Grupo Tabaco Zero que reúne fumantes no Centro de Especialidades Médicas (CEM) construiu uma réplica gigante de um cigarro para aprender e conhecer os malefícios das toxinas encontradas no produto. O resultado do trabalho foi apresentado ao público em geral, nesta terça-feira, 31 de maio, dia mundialmente dedicado ao combate ao tabagismo.

Segundo informações do Instituto Nacional de Câncer (Inca) o tabagismo é o maior fator de risco evitável de adoecimento e morte no mundo e tem relação com vários tipos de câncer (pulmão, cavidade oral, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo do útero e leucemias). É ainda responsável por cerca de 30% das mortes pela doença sendo o de pulmão a principal delas a ser associado ao vício.

Fumantes chegam a ter 20 vezes mais chances de ter esse tipo de câncer que os não-fumantes, 10 vezes mais de ter câncer de laringe e de duas a cinco vezes mais chances de desenvolver câncer de esôfago. O alerta dos profissionais ligados aos estudos do tabagismo é que não há limite seguro para o uso do tabaco.

O Grupo Tabaco Zero deste primeiro semestre de 2016 terá encontros até julho. Novo grupo será formado a partir de agosto. As oficinas acontecem às sextas-feiras, entre duas e três da tarde, na sala de reuniões da Ala B, 2º andar, no CEM, (Rua Domingos Vieira, 488, Bairro Santa Efigênia, Belo Horizonte). Interessados já podem fazer uma inscrição prévia no Núcleo de Promoção da Saúde.

Publicado em 31/05/2016 11:17

IPSEMG IPSEMG - Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Rodovia Papa João Paulo II, nº4001 - bairro Serra Verde - 3º e 4º andares do prédio Gerais
Belo Horizonte/MG - CEP: 31630-901
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades, Política de privacidade  Telefones de contato