Encontros integram representantes para discutir gestão do IPSEMG

Os desafios enfrentados pelo IPSEMG para manter sua rede assistencial de saúde em algumas cidades do interior foi o principal tema discutido na reunião entre a direção do Instituto e o Conselho de Beneficiários (CBI), que é composto por representantes dos servidores estaduais, ocorrida neste mês, na Cidade Administrativa – Belo Horizonte.

Ao início da reunião, o presidente do CBI, Alexandre Paulo Pires da Silva, representante dos servidores do Poder Judiciário, ressaltou o quanto o presidente do IPSEMG, Hugo Vocurca Teixeira tem sido receptivo às reivindicações dos servidores.

O assessor chefe da Assessoria de Políticas e Regulação em Saúde do IPSEMG (Apres), Cristiano Gonzaga da Mata Machado, depois de ouvir dos representantes sindicais de Uberlândia, Uberaba, Governador Valadares e Belo Horizonte os relatos sobre as principais dificuldades a respeito do atendimento médico-hospitalar, vivenciadas pelos beneficiários dessas e de outras regiões no estado, expôs as providências adotadas.

Conforme o assessor, todos os esforços estão sendo empenhados para restabelecer o atendimento médico-hospitalar no município, onde havia um hospital credenciado, mas que rompeu o contrato com o IPSEMG. Há uma negociação persistente e visitas constantes a outras unidades da região, mas até o momento não houve êxito, mesmo sob a oferta de pagamento de honorários semelhante a praticada por outros convênios, aceitos por esses hospitais. Mata Machado ainda ressaltou o comprometimento do Instituto em manter o pagamento aos seus prestadores de serviço em dia.

Os sindicalistas sugeriram a organização de reunião conjunta envolvendo sindicatos dos servidores, direção do IPSEMG, entidades de classe e Poder Público no município. Na oportunidade, o presidente Hugo Teixeira informou que essa é uma ação já cogitada em outras discussões sobre o assunto.

A realização de um seminário conjunto para tratar do projeto de Atenção Primária à Saúde, elaborado pelo IPSEMG e o relatório sobre os contratos de manutenção de equipamentos do Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP) foram outras matérias da reunião.

Quanto ao seminário, ainda será agendada uma data depois que uma comissão formada por representantes sindicais e equipes do Instituto estiver estabelecida. Já sobre a manutenção dos equipamentos do HGIP, a diretora de saúde, Susana Rates Moreira, informou que 92,5% deles têm contrato de manutenção assegurado. Segundo ela, o trabalho preventivo é feito também por grupo próprio que, além de um engenheiro clínico, hoje conta com mais quatro técnicos recentemente contratados.

Servidores

Também neste mês, a direção recebeu pauta de reivindicações dos servidores do IPSEMG em reunião com o Sisipsemg, sindicato que representa a categoria. Carreira, concurso, abonos, benefícios de vales alimentação e transporte foram assuntos abordados durante o encontro que durou cerca de 3h na Cidade Administrativa.
Além da reunião mensal, o sindicato e a direção do Instituto mantém agenda permanente para tratar especificamente do tema carreiras. 
 

Publicado em 20/06/2016 18:13

IPSEMG IPSEMG - Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Rodovia Papa João Paulo II, nº4001 - bairro Serra Verde - 3º e 4º andares do prédio Gerais
Belo Horizonte/MG - CEP: 31630-901
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades, Política de privacidade  Telefones de contato