Saúde ocular tem destaque no CEM

Um dos principais sentidos do homem é a visão que requer cuidados frequentes assim como as demais preocupações que a pessoa tem com a saúde. Pensando nisso, o Centro de Especialidades Médicas (CEM), em Belo Horizonte, promoveu nesta segunda-feira (11/07) uma campanha para rastrear doenças oculares e orientar os beneficiários do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (IPSEMG).

Durante a ação desenvolvida pela Clínica de Oftalmologia do IPSEMG, com o apoio do Núcleo de Promoção da Saúde (NUPS ), foram realizadas mais de 100 avaliações oftalmológicas gratuitas durante todo o dia. O objetivo foi identificar doenças comuns como a catarata, pterígio, glaucoma e calázio e celebrar o dia nacional da Saúde Ocular – 10 de julho.

Segundo a oftalmologista Layla Lopes, a maioria dessas doenças advêm com o avanço da idade e devem ser diagnosticadas o quanto antes para um acompanhamento adequado evitando que o paciente chegue a uma cegueira irreversível. Nos casos de pterígio e calázio que também podem ocorrer com o público jovem, a identificação precoce favorece a tomada de medidas preventivas e de controle dos sintomas. Laura Godinho, também oftalmologista, reforça que a avaliação médica é essencial para iniciar o tratamento uma vez que alguns sinais só são identificados por meio de equipamentos e procedimentos específicos.

A beneficiária Maria das Graças Teixeira Melo, 65 anos, preocupada com a saúde dos olhos participou da campanha e saiu satisfeita com avaliação que recebeu, “a orientação é a melhor forma de se prevenir. Fiquei alerta com a divulgação da campanha e vim aqui saber se estava tudo bem com meus olhos. As pessoas as vezes se preocupam com sintomas mais fortes e se esquecem da visão,” comentou.

Durante a campanha, os beneficiários diagnosticados com alguma dessas patologias foram encaminhados para consultas com a equipe da clínica para tratamento e acompanhamento. O coordenador da Clínica de Oftalmologia do IPSEMG, Aldemar Vilela de Castro, lembra que o Glaucoma é uma doença silenciosa e por isso recomenda que pessoas com idade acima de 35 anos realizem consultas com o especialista regularmente.
 

Publicado em 11/07/2016 16:17

IPSEMG IPSEMG - Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Rodovia Papa João Paulo II, nº4001 - bairro Serra Verde - 3º e 4º andares do prédio Gerais
Belo Horizonte/MG - CEP: 31630-901
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades, Política de privacidade  Telefones de contato