Consciência ambiental

Cuidar do planeta é cuidar de onde se vive. Por isso a importância de se preocupar com a produção e o descarte do lixo produzido. Consciente disso, a Unidade de Gestão Ambiental do IPSEMG tem trabalhado para mudar comportamentos no descarte de materiais que são possíveis de serem reciclados. Para ajudar nesta mudança, hoje, 22 de novembro, é dedicado ao Reciclador e à Reciclagem do Lixo.

Uma das primeiras ações de reciclagem implantadas nas três principais unidades do IPSEMG - Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP), Gerência Odontológica (Geodont) e Centro de Especialidades Médicas (CEM ) - está o recolhimento do papelão usado em caixas de produtos recebidos pelo IPSEMG, que gera em torno de uma tonelada mensalmente.  Diariamente os associados da Asmare – Associação dos Catadores de Papel de Belo Horizonte recolhem o papelão descartado nesses locais.

Além disso, a Gestão ambiental criou o Papa Pilha, local apropriado para o descarte de pilhas usadas tanto pelo IPSEMG como por servidores, colaboradores e transeuntes que passam pelas três unidades. As pilhas são encaminhadas para o escritório da  Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) para reaproveitamento. Também são recolhidas e entregues para reciclagem todas as lâmpadas usadas nas três unidades do IPSEMG.
Ainda em fase de implantação, mas com o mesmo foco de cuidar do descarte de material, está o Papa Papel que visa o aproveitamento de folhas de papel usadas principalmente nos setores administrativos das unidades. 

Reciclagem em números:
Segundo o Cempre (Compromisso Empresarial para Reciclagem), o Brasil produz cerca de sete milhões de toneladas de lixo urbano.
Quando misturados, apenas 1% destes resíduos pode ser reaproveitado, mas se há separação correta, o aproveitamento passa para 70% ou mais.

Papel – Reciclar uma tonelada de papel poupa 22 árvores, consome 71% menos energia elétrica e polui o ar 74% menos do que fabricá-la. Depois de reciclado, o papel pode se transformar em caixas de papelão, sacos de embalagens, embalagens para ovos, papel higiênico, material de escritório, cadernos e livros;

Metal (alumínio/ferro) – Quando reciclado, o alumínio transforma-se em panelas, fios e outras latinhas. O ferro reciclado pode ser usado para fabricar diversos tipos de peças metálicas;

Vidros – São moídos e depois transformados em novos copos, garrafas e embalagens. Não se pode fazer isso com espelhos e lâmpadas, porque sua composição química não permite. A reciclagem do vidro reduz em 32% o consumo de energia em relação à produção de vidro novo;

Plástico – São cortados em pequenos pedaços e derretidos junto com resina de petróleo. Reciclar uma tonelada de plástico economiza 130 quilos de petróleo. Depois de reciclado o plástico pode se transformar em mangueiras, embalagens para produtos, bandejas, autopeças, caixas (engradados), brinquedos, sacos de lixo, etc.

Reciclar é uma forma de reduzir o lixo no ambiente e você também pode colaborar para a conscientização da população acerca de seus benefícios.
(Fonte: Mundo Verde

 

Publicado em 22/11/2016 10:32

IPSEMG IPSEMG - Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Rodovia Papa João Paulo II, nº4001 - bairro Serra Verde - 3º e 4º andares do prédio Gerais
Belo Horizonte/MG - CEP: 31630-901
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades, Política de privacidade  Telefones de contato