Ambulatório de Anticoagulação de RNI faz três anos

Criado em 2014, o Ambulatório de Anticoagulação de RNI (Internacional Normalized Ratio) do IPSEMG completa neste mês de abril três anos de funcionamento. O cardiologista José Raimundo Sollero Caiaffa, coordenador médico do Centro de Especialidades Médicas ressalta a importância desse setor para os pacientes diagnosticados com doenças oriundas de arritmia cardíaca, embolia pulmonar, cérebro-vasculares, implantes de válvulas e circulação sanguínea e que precisam fazer uso de medicamentos anticoagulantes.

“A criação deste ambulatório deu acesso a esses pacientes que precisam monitorar laboratorialmente a coagulação do sangue em decorrência de uma dessas doenças. Ao fazer isso, nós conseguimos reduzir o tempo de internação deles que, em uso de anticoagulantes orais, necessitavam de um mínimo de 10 dias de permanência dentro de um hospital para suspensão da dose do anticoagulante, em caso de realização de cirurgia ou outro procedimento até a normalização dos índices de coagulação. Esse controle evita que o paciente sofra danos colaterais tipo tromboses, embolias, acidentes vasculares cerebrais e infartos, de um lado e processos hemorrágicos agudos do outro", esclarece o cardiologista.

Aos 71 anos e em fazendo uso de anticoagulantes, o senhor Antônio Geraldo da Rocha é categórico ao afirmar que o ambulatório foi para ele um “divisor de água”. “Antes, eu fazia uma verdadeira maratona para controlar o RNI, pois precisava ir ao médico, ir ao laboratório, voltar com resultados até ter as dosagens certas para o meu caso. Agora, eu venho aqui no ambulatório e as pessoas aqui me ajudam nesse processo, sem dificuldade”, relata.

O Ambulatório de Anticoagulação funciona no Centro de Especialidades Médicas do IPSEMG, em seu 3º andar, corredor E, sala E-26, diariamente, nos horários manhã e tarde, as marcações são feitas através dos telefones: 3247-3222, ou de forma presencial.

Os pacientes, quando internados, são abordados inicialmente pela equipe da farmácia clínica do HGIP, que dá as primeiras orientações do uso dos anticoagulantes no momento da alta, e são orientados a marcar acompanhamento no ambulatório.

Podem ser também encaminhados por todas as clínicas da Instituição, inclusive do Serviço Odontológico. Este ambulatório é aberto a todos os segurados sem qualquer restrição. A equipe interdisciplinar é composta por médicos das clínicas cardiológica e médica, duas enfermeiras, com suporte da Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Gov. Israel Pinheiro e atende a cerca de 350 pacientes/mês.

No início do uso do medicamento anticoagulante o paciente vem ao ambulatório semanalmente para mostrar exames, depois esse controle passa a ser quinzenal e quando o exame está controlado, o retorno passa a ser mensal.
Desde que foi criado o serviço não houve necessidade de mudança de fluxo.

Publicado em 04/04/2017 11:42

IPSEMG IPSEMG - Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Rodovia Papa João Paulo II, nº4001 - bairro Serra Verde - 3º e 4º andares do prédio Gerais
Belo Horizonte/MG - CEP: 31630-901
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades, Política de privacidade  Telefones de contato