Câncer de mama: prevenção e identificação precoce

As mulheres são a maioria dos beneficiários do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (IPSEMG). Pensando nisso, e na campanha Outubro Rosa, o Centro de Especialidades Médicas (CEM) recebe hoje (23) o doutor e coordenador do Serviço de Mastologia do Instituto, Alexandre de Almeida Barra, para uma conferência sobre a importância do diagnóstico precoce.

Segundo Alexandre Barra, a mortalidade pelo câncer de mama tem aumentado no Brasil devido ao diagnóstico em estágios mais avançados. “Mobilizações estão sendo feitas para estimular a prevenção secundária, principalmente a detecção precoce, através de mudanças no estilo de vida, diminuição dos fatores de risco, e também aumentando a oferta e oportunidade das pacientes fazerem a mamografia e exames que permitam essa detecção em uma fase mais precoce”, ressalta.

Soraia Martins Araujo, assistente social, conta que a campanha surgiu por lidarem com essa realidade todos os dias. “Eu sou uma facilitadora de acesso, oriento, encaminho e apoio o paciente e a família, já que a doença acomete não só o paciente, mas a família também. ”

Em sua fala, Alexandre Barra destacou ainda que o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres em todo o mundo, mas que a maioria dos casos tem um bom prognóstico quando diagnosticados cedo, daí a importância do diagnóstico precoce. 

“Pensamos em sensibilizar as outras mulheres sobre a questão do câncer de mama, a prevenção, os cuidados, como a atividade física e a alimentação, além da mamografia, ” explica Soraia.

Para incentivar a prevenção e o diagnóstico precoce, o IPSEMG tem alguns procedimentos importantes que são isentos de coparticipação:

-Um exame de mamografia a cada 12 meses para mulheres de 40 a 69 anos de idade;
- Um exame para diagnóstico de câncer do coloco uterino a cada 12 meses, para mulheres de 25 a 64 anos de idade;
- Uma consulta ginecológica a cada 12 meses para mulheres em qualquer faixa etária;
- Um exame de pesquisa de sangue oculto nas fezes a cada 12 meses, para mulheres e homens de 50 anos ou mais;
- Procedimento de quimioterapia e radioterapia, inclusive as internações para sua realização.
- Sessões de hemodiálise.

Grupo de Apoio
Aqueles que se interessarem também podem participar dos encontros do Grupo Aconchego, de apoio a pacientes com câncer de mama e de colo do útero e a familiares. A finalidade do grupo que é formado por uma equipe multidisciplinar, composta por mastologista, fisioterapeuta, assistente social, psicólogo e enfermeira, é fornecer às pacientes e aos familiares informações sobre a doença, permitir a troca de experiências e promover a busca por melhores formas de enfrentar os problemas decorrentes da patologia, bem como os desafios do tratamento. Qualidade de vida, melhora da autoestima e a conservação da sociabilidade são assuntos sempre em pauta nos encontros. 

As reuniões ocorrem quinzenalmente, às segundas-feiras no Centro de Espacialidades Médicas do IPSEMG – Rua Domingos Vieira, 488, - Santa Efigênia.

Publicado em 23/10/2017 16:16

IPSEMG IPSEMG - Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Rodovia Papa João Paulo II, nº4001 - bairro Serra Verde - 3º e 4º andares do prédio Gerais
Belo Horizonte/MG - CEP: 31630-901
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades, Política de privacidade  Telefones de contato