Seminário de Integração Multiprofissional

Nos dia 23, 24 e 25 de outubro aconteceu no HGIP, o Seminário de Integração Multiprofissional em alerta ao Dia Mundial de Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC). Durante esse período os profissionais do Hospital puderam conhecer um pouco mais sobre os trabalhos desenvolvidos pela Linha de Cuidado dedicada ao tema.

Na abertura, o neurologista Carlos Guilherme Veloso apresentou alguns dados sobre o impacto da doença no mundo e como um atendimento precoce pode ajudar. Segundo dados internacionais, a cada seis segundos, uma pessoa morre em decorrência do AVC, o qual é responsável por causar, anualmente 6,5 milhões de mortes no mundo. É preconizado que até 4h30 após o início dos sintomas (assimetria facial, fraqueza nos membros, dificuldade na fala) o paciente que recebe o tratamento ao chegar ao hospital capacitado tem 30% mais chances de bons resultados em seu quadro.

“Além disso, o cuidado multidisciplinar é importante para a resposta do paciente em tratamento. O acompanhamento adequado a respeito da hidratação, glicemia, controle de pressão e outras atividades pode reduzir complicações e sequelas,” completou o especialista.

O primeiro dia foi dedicado em apresentar os vários serviços, setores e equipes multidisciplinares responsáveis no acompanhamento do paciente com AVC no IPSEMG, que se resumem da seguinte forma:

• SMU: porta de entrada. Acolhimento e cuidados ao beneficiário no AVC agudo;
• UNIDADE DE AVC: 11º ANDAR - 04 leitos de AVC com monitorização; reabilitação com a equipe multidisciplinar: fonoaudióloga, fisioterapeuta, nutrição, psicologia, médicos e enfermeiros; monitoramento do beneficiário através de ligações, 15 e 60 dias após a alta hospitalar: avalia o estado do paciente, realiza orientações e esclarece dúvidas.
• CEM: atendimento ambulatorial do beneficiário, com os neurologistas; continuidade do tratamento e orientações preventivas.

Carlos Guilherme contou ainda que o IPSEMG possui uma equipe de excelência e devido ao atendimento otimizado faz parte da Rede Brasil de AVC. Ele acredita que o Instituto possui vantagens se comparado com outras unidades de assistência uma vez que possui vínculo com seus pacientes garantindo o retorno e acompanhamento.

O segundo dia de evento abordou a atuação Fonoaudiologia no cuidado de pacientes com AVC, com Margaret Mendonça D. da Côrte e equipe de Fonoaudiologia/ HGIP e também as práticas de Enfermagem na Unidade de AVC do HGIP, com a enfermeira Maria Carvalhais.

No dia 25, as palestras ficaram por conta da nutricionista do HGIP, Andrea Barbosa que falou sobre a Avaliação nutricional no paciente com AVC. Fisioterapia e AVC também foi pauta para debates nesse dia, assim como o tema: Atendimento psicológico aos pacientes pós-AVC e seus familiares.

Publicado em 30/10/2017 13:09

IPSEMG IPSEMG - Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Rodovia Papa João Paulo II, nº4001 - bairro Serra Verde - 3º e 4º andares do prédio Gerais
Belo Horizonte/MG - CEP: 31630-901
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades, Política de privacidade  Telefones de contato