O câncer de próstata responde por 15% dos cânceres que afetam os homens, segundo a Rede Global do Fundo Mundial de Pesquisa contra o Câncer (WCRF International, em inglês).
Só em 2012 foram registrados mundialmente 1,1 milhão de casos, o equivalente a 8% de todos os casos, informa a organização.
Para prevenir a doença, os especialistas recomendam uma dieta balanceada, com ênfase em frutas e legumes, e pouca ingestão de gordura, sal e carne vermelha e industrializada.
1 - Tomate:
O tomate contém o carotenoide licopeno, que protege do câncer de próstata. Homens que consumirem mais de dez porções de tomate por semana podem reduzir em 20% os riscos de câncer de próstata, de acordo com um estudo feito por pesquisadores britânicos.
2 - Brócolis:
Os cientistas descobriram que o efeito benéfico do brócolis deve-se ao sulforafano, um composto químico presente no vegetal que interage com as células que não possuem um gene chamado PTEN, reduzindo as chances do desenvolvimento do câncer de próstata ou retardando seu desenvolvimento.
3 - Linhaça:
A linhaça é rica em fibra e é a fonte mais rica de ácidos graxos ômega-3. Estudos sugerem que a fibra dietética reduz o risco de cancer, e que ácidos graxos ômega-3 têm mostrado também um benefício de proteção contra o cancer.
4 - Goiaba vermelha:
A goiaba vermelha é rica em substâncias que têm se mostrado benéficas contra o câncer, os carotenoides. Presentes em quase todos os legumes e frutas amarelos, laranjas e vermelhos, pesquisas mostram que esses nutrientes ajudam na prevenção do câncer de pele, mama e de próstata. A concentração de um nutriente deste grupo, o licopeno, é especialmente alta em goiabas.
5- Cenoura:
Pesquisadores descobriram que a cenoura contem falcarinol e falcarindiol que tem propriedades anti-cancro. O falcarinol é um pesticida natural, produzido pela cenoura que protege as suas raízes de doenças fúngicas. As cenouras são uma das fontes mais comuns deste composto.
6- Repolho:
As verduras crucíferas contêm uma substância com enxofre chamada de “sulforafano”, que age nos danos das células
7 - Soja:
Além de reduzir o risco de câncer da próstata, a soja pode ser benéfica para os homens que já apresentam esta doença. Os estudos revelaram que a soja afeta favoravelmente os valores de antigénio específico da próstata (PSA) nos doentes com câncer da próstata. O PSA é uma proteína produzida pela glândula prostática, que é utilizado como indicador de cancro da próstata.
8 - Mamão papaia:
A cor rosa alaranjada do mamão se deve à presença de carotenoides, em particular de betacarotenos e licopenos. Estes são antioxidantes e são eficazes agentes de luta contra o câncer. O licopeno pode reduzir o risco de câncer de próstata, pois induz a morte das células cancerígenas, aumenta a atividade antimetástase e reforça as enzimas protetoras.
9 - Couve-flor:
A couve-flor tem um grande número de nutrientes anti-inflamatórios. Eles atuam em nível celular, prevenindo as respostas inflamatórias desde o início. Ela atua na regulação do sistema imune e inflamação, diminuindo assim o risco de doenças relacionadas, como doença cardiovascular, diabetes, cancro, e obesidade.
10 - Melancia:
A melancia também possui a substância licopeno, cuja pigmentação atribui a ela sua coloração avermelhada. O licopeno tem comprovada ação antioxidante, que impede que os radicais livres ataquem as células do corpo e provoquem lesões.
Adaptado de Saúde – iG, BBC Brasil,E Cycle, Click Picuí, ENSA e Melhor com Saúde.
30/11
23 de outubro
24 de outubro