Lesões por pressão é tema no HGIP

A equipe da Comissão de Prevenção e Tratamento de Lesões e Estomas (CPTLE), em parceria com o Núcleo de Segurança do Paciente (NUSP) do Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP), realizou entre os dias 22 e 23 de novembro, duas palestras abordando a importância da prevenção de lesões por pressão (LPP) na instituição.

Segundo Sarah Buzato Motta, enfermeira e integrante da CPTLE e do NUSP, o evento ocorreu em comemoração ao Dia Mundial de Prevenção de Úlcera/Lesão por Pressão, 20 de novembro, com objetivo de reforçar a importância da prevenção e da notificação das lesões para a melhoria do serviço hospitalar.

A atividade contou com a participação da coordenadora da CPTLE e do NUSP, Márcia Cristina de Abreu Couto, e de Gisele Chicone, mestre em Cuidados de Enfermagem e enfermeira estomaterapêuta, que abordou dados sobre a quantidade de processos judiciais no Brasil envolvendo lesões por pressão.

Também participou do evento, Mariana Raquel Soares, mestranda em enfermagem pela UFMG, que falou sobre a importância da abordagem de medidas preventivas, descritas em recomendações internacionais e nacionais, para a redução das lesões por pressão, como o controle da umidade, a otimização da nutrição e hidratação, e a minimização da pressão nas áreas de proeminências ósseas.

De acordo com Mariana, a data é uma oportunidade de anualmente chamar a atenção para um problema de saúde pública que ocorre no mundo todo, e que, se não tratado corretamente pode inclusive levar a óbito. Reduzir o risco de desenvolvimento destas lesões é uma das seis metas internacionais de segurança do paciente, e uma das prioridades do Ministério da Saúde.

O enfoque no Brasil, para prevenção de lesão começou a partir da publicação da Resuloção da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (RDC/Anvisa) nº 36 de 2013, que determinou que toda instituição hospitalar precisa desenvolver medidas preventivas contra o aparecimento das lesões por pressão.

Segundo dados do Sistema de Notificações da Vigilância Sanitária (NOTIVISA), de março 2014 a julho de 2017, foram realizados pelos Núcleos de Segurança do Paciente, 23.723 registros de notificações de incidências de LPP em todo o Brasil, sendo 2939 destas notificações feitas no Estado de Minas Gerais.

A importância da notificação
As incidências de lesões por pressão é um medidor de qualidade assistencial, por isso muitas vezes elas não são notificadas pelos profissionais. No entanto, é importante que as lesões sejam notificadas sempre que ocorram, para a melhoria da própria estrutura hospitalar.

Publicado em 24/11/2017 17:09